As redes de varejo Carrefour, Pão de Açúcar e Sonda voltam a distribuir sacolinhas plásticas em suas lojas a partir desta quinta-feira.
A decisão que obrigou as empresas a oferecer a alternativa de plástico novamente foi tomada pela juíza Cynthia Torres Cristófaro, da Primeira Vara Central da capital paulista. Na segunda-feira (25), ela deu 48 horas de prazo para que os supermercados retomassem o fornecimento das embalagens.
Para a juíza, o consumidor estava sendo “onerado” ao não ter mais a sacola e ter de arcar, sozinho, com o custo de uma alternativa.
Por isso, deferiu pedido da ação civil pública proposta pela Associação Civil SOS Consumidor contra a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e quatro grupos varejistas –Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Sonda.
O Grupo Pão de Açúcar informou que a distribuição será “racional”, para evitar o desperdício de sacolinhas, e que incentivará a reciclagem das embalagens.
O Carrefour disse vai voltar a distribuir as sacolas, mas não detalhou como será feita a distribuição. Em nota, a empresa quis ressaltar “seu compromisso de sempre oferecer atendimento de qualidade, além de promover o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável no país”.
O Sonda, em nota, disse que trabalha “em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente”.
A Apas informou que vai recorrer da decisão, mas orientou seus associados a cumprirem a decisão judicial.
O Procon-SP diz que a decisão judicial deve ser cumprida, e que os consumidores que se sentirem lesados podem recorrer ao órgão nos postos de atendimento ou pelo telefone 0800-772-3633.
(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo