O Grupo Pão de Açúcar e a rede Carrefour voltam a distribuir sacolinhas plásticas a partir de quinta-feira à tarde.

A decisão das duas empresas foi anunciada em cumprimento à notificação da Justiça de São Paulo, que determinou a distribuição gratuita das embalagens.

O Walmart afirmou não ter sido oficialmente notificado, mas diz que voltará a oferecer a alternativa de plástico após receber o aviso da Justiça.

O Grupo Pão de Açúcar informa que a distribuição será “racional” para evitar o desperdício de sacolinhas e que incentivará a reciclagem das embalagens. O Carrefour não detalhou como será feita a distribuição.

Os empacotadores do Pão de Açúcar e os atendentes de caixas das lojas Extra vão avaliar quantas sacolas são necessárias por compra e farão a distribuição das embalagens, que não mais ficarão expostas à disposição dos clientes como ocorria anteriormente.

A empresa também disponibilizará pontos de coleta para que os consumidores descartem as sacolinhas plásticas que não forem mais reutilizadas.

As duas redes de supermercado ainda analisam se recorrerão ou não da decisão da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital paulista, que concedeu liminar ontem determinando que os supermercados terão de voltar a distribuir gratuitamente sacolas plásticas no Estado de São Paulo.

Para a juíza, a interrupção da distribuição grátis das sacolinhas “nitidamente onera desproporcionalmente o consumidor”.

A decisão prevê um prazo de 48 horas para que os supermercados adotem as providências e retomem o fornecimento das embalagens, a partir do momento que forem citados por oficiais de Justiça.

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) já afirmou que vai entrar com recursocontra a liminar.

O Grupo Pão de Açúcar e a rede Carrefour foram notificados hoje à tarde e por essa razão decidiram colocar as sacolas à disposição dos consumidores a partir de quinta-feira.

Em nota, o Pão de Açúcar informa que oferece e estimula os consumidores a usarem alternativas sustentáveis para o transporte das compras. Reforça que continuará atuando na conscientização do consumidor brasileiro com programas e campanhas educativas em todos os seus negócios.

“A empresa mantém o compromisso de estimular o consumo consciente através do uso racional de embalagens e combate ao desperdício”, informa o texto.

O Carrefour também informa, por meio de nota, que “ressalta seu compromisso de sempre oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes, além de promover o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável no país”.

(Por Folha de São Paulo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo