As vendas de medicamentos genéricos nos cinco primeiros meses do ano tiveram forte expansão, movimentando R$ 4,2 bilhões. Segundo a IMS Health, houve incremento de 34%, ante os R$ 3,1 bilhões vistos no mesmo período de 2011. Em unidades, o crescimento foi de 21,2%, totalizando 264 milhões. Até maio, a participação de mercado dos genéricos em unidades superou os 26%, ante os 24,4% acumulados nos cinco primeiros meses de 2011. Em valores, de janeiro a maio de 2011, a participação dos genéricos era de 19,9%; no mesmo período deste ano saltou para 22,3%. O mercado farmacêutico total também vem crescendo frente aos cinco primeiros meses de 2011, mas em ritmo inferior ao dos genéricos.
No âmbito do varejo, faltam apenas duas unidades para a Cooperativa de Consumo (Coop) concluir o projeto de modernização das 28 drogarias da rede, iniciado em maio do ano passado. A revitalização, baseada em novo mobiliário, alteração do layout e incorporação de novos produtos (dermocosméticos), já garantiu incremento de 5% no fornecimento geral, e até dezembro a previsão é chegar a 10%. Além de layout arrojado e ambientação própria para a linha dermocosmética, o projeto de modernização privilegiou algumas unidades com duas entradas, beneficiando o acesso à drogaria por meio do estacionamento. “Em breve, terão início as obras na drogaria da unidade Perimetral, para sua transferência do piso superior para o andar térreo, logo na entrada da loja, garantindo, assim, maior comodidade a todos os usuários”, diz Rosangela Trevelin Prado, gerente de Negócios Drogaria. Tida como a maior cooperativa de consumo da América Latina e 13ª no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Coop tem cerca de 500 itens de marca própria Coop Plus formada.
A rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), inaugurou em junho a Drogaria Extra Tatuapé, segunda unidade no conceito “loja de rua” do grupo. A primeira foi inaugurada no final do ano passado, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. A nova drogaria mede aproximadamente 280 metros quadrados de área e tem um sortimento com 13.500 produtos, entre medicamentos, perfumaria, suplementos e equipamentos. Para a construção dessa loja, foram investidos R$ 900 mil.
O layout conta com grafismos e imagens que dão um ar de leveza, dinamismo, humanização e movimento, além de gôndolas baixas para facilitar o momento de compra. O modelo das drogarias Extra conta com os chamados “mundos”, entre os quais se incluem o mundo fitness, o mundo bebê e o beleza, além de medicamentos e produtos para saúde que a companhia sempre ofereceu.
No “mundo beleza”, por exemplo, o consumidor encontra dermocosméticos, perfumaria fina e acessórios de beleza das principais marcas do mercado. A nova drogaria oferece serviço de delivery e urna para coleta de medicamentos vencidos, fora de uso, embalagens e partes cortantes, como agulhas, ampolas, e vidros de xarope.
Com esta, a empresa conta com 70 lojas espalhadas por São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e nordeste brasileiro.
(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo