As vendas para o Dia dos Namorados registram aumento de 5,2% na semana da data (de 6 a 12 de junho), em relação ao mesmo período de 2011, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (13). Em 2011, a alta nas vendas havia sido de 8,6% no mesmo período.

No final de semana que antecedeu a comemoração (de 8 a 10 de junho), as vendas cresceram 4,2%, na comparação com o final de semana equivalente, no ano passado (de 10 a 12 de junho), ante 4,9% no final de semana antecedente à data em 2011, sobre 2010.

“Apesar das elevações verificadas em 2012, as vendas para o Dia dos Namorados foram mais expressivas em 2011”, disse a Serasa, em nota.

Na cidade de São Paulo, as vendas para o Dia dos Namorados também foram menos intensas que em 2011. Na semana da data, as vendas cresceram 4,1%, e no final de semana, 2,7%. Em 2011, os aumento foram de 6% na semana e de 4,8% no fim de semana.

Na avaliação dos economistas da Serasa, o fato de o consumidor estar endividado e mais cauteloso em relação a novos parcelamentos foi determinante para o resultado das vendas neste Dia dos Namorados, mesmo com as taxas de juros mais baixas. “Ciente de que sua prioridade é a renegociação de dívidas, o consumidor continuou com o pé no freio no que diz respeito às novas compras”, disse a Serasa, em nota.

Perspectivas

Mesmo com a confiança do consumidor aumentando em maio, as expectativas da Serasa são de que seu reflexo no consumo seja somente na segunda metade do ano, sobretudo no último trimestre, com o Dia das Crianças e o Natal.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo