Com a ascensão da classe média e o surgimento de novos fabricantes, o mercado de alimentação infantil vem crescendo significativamente nos últimos anos. Em 2011, as vendas do setor alcançaram R$ 1 bilhão, motivadas também pela procura de produtos personalizados, como papinhas, cereais e leites especiais.

São 3 milhões de bebês nascidos por ano no Brasil, número que se mantém estável desde 2009. Nos últimos anos, a concorrência por estes pequenos consumidores acirrou-se com a entrada de novos competidores. Antes líder absoluta, a Nestlé agora vê o crescimento da Danone, que ganhou participação com a aquisição do leite especial Aptamil, da Numico, e já tem 21% das vendas deste produto.

Segundo a Euromonitor, o mercado mundial de nutrição infantil é de US$ 42 bilhões. Para executivos da área, crescimento de dois dígitos ao ano deste setor no Brasil se dá pelo aumento do poder aquisitivo da população. Agora, na falta do leite materno, as mães preferem fórmulas infantis especiais, ainda que sejam mais caras, em detrimento do leite de vaca.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo