O faturamento do comércio eletrônico no Brasil neste Dia dos Namorados deve avançar 19% em relação ao ano passado, alcançando R$ 809,2 milhões. A projeção é da e-bit, empresa especializada em informações do setor.
A previsão de crescimento para a data está abaixo da média do ano, estimada em 25%. Segundo a e-bit, a retração econômica na Europa é uma das explicações para esse fato, além das mudanças na política de frete e o crescente endividamento das famílias.
Um estudo realizado pela empresa em parceria com o Instituto Provar revelou que não houve variação na intenção de compra pela internet, se comparados o segundo trimestre deste ano e o mesmo período em 2011. O indicador ficou estável próximo de 85%.
No ano passado, o Dia dos Namorados foi responsável por alavancar as vendas de moda e acessórios. ‘Foi a primeira vez que a categoria ficou entre as cinco mais vendidas’, explica a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.
Entre as categorias mais negociadas estão saúde, beleza e medicamentos, eletrodomésticos, informática e eletrônicos. Flores, cestas e presentes devem ser lembrados devido ao apelo da data.
Ainda de acordo com a executiva da e-bit, produtos de maior valor agregado como tablets e smartphones devem ganhar espaço no carrinho virtual dos namorados.
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo