Para os meses de junho e julho deste ano é previsto aumento de 10% nas vendas dos supermercados em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). Com relação às vendas dos itens de festa junina, como amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão, o crescimento estimado é de 20% a 30%.
O setor de supermercados é afetado positivamente pelas festas juninas, típicas nesta época do ano. O efeito sazonal causado pelas festas juninas e o maior fluxo e tráfego de consumidores nas lojas contribuem para o bom desempenho do setor, impulsionando a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
A decoração atrativa e o modo de exposição dos produtos, somados ao clima festivo da data, proporcionam um ambiente favorável para a realização das compras. Este período proporciona aos supermercados uma boa oportunidade para lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, que alavancam as vendas.
(Por Jornal da Tarde) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo