Menos de um terço dos brasileiros realizaram e-commerce em 2011, segundo pesquisa do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Apesar do crescimento de dez pontos percentuais entre 2010 e 2011, de 19% para 29%, a questão cultural é um empecilho para o comércio virtual na internet.

“Ainda há uma grande questão cultural no Brasil, de pesquisar na internet, mas comprar pessoalmente”, diz Juliano Cappi, do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação).

“O cartão de crédito é um limitador das compras na internet”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). “Ainda é um problema.”

Mais da metade dos brasileiros com acesso à web fez pesquisas de preços virtuais nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2011, do CGI.br: 59%. Mas metade desses usuários ainda prefere fazer a compra física.

A proporção de usuários que fizeram pesquisa subiu de 50% para 59% entre 2010 e 2011.

Se considerados apenas os que fazem pesquisa por produtos e serviços na internet, metade deles realiza compras virtuais.

A pesquisa TIC Domicílios 2011, realizada anualmente pelo CGI.br, foi realizada em 25 mil domicílios de 317 municípios brasileiros em 2011.

Este é o 7º ano em que ela é realizada, e a coleta das informações foi feita pelo Ibope Inteligência entre outubro de 2011 e janeiro de 2012. O erro amostral é de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo