A Casio anunciou na manhã desta quinta-feira 24 que desde março controla todas as áreas da operação brasileira de sua marca. Presente no País há 30 anos, por meio de distribuidores, a empresa japonesa já mantinha escritório no Brasil desde 2009, mas a atuação se limitava às áreas de marketing e ao suporte às vendas. Com as mudanças, a Casio assume o contato direto com os clientes nacionais.
O objetivo da empresa é dobrar as vendas no Brasil. No ano fiscal encerrado em março de 2012, a operação brasileira representou aproximadamente um quarto das vendas na América Latina. A região, por sua vez, foi responsável por 4,5% das receitas globais da companhia, que alcançaram US$ 3,8 bilhões no período.
A estratégia de expansão inclui a importação de outros produtos do portfólio da Casio, como calculadoras e instrumentos musicais, e a abertura de lojas próprias. A primeira delas deve ser inaugurada até setembro em um shopping center de São Paulo – a empresa prefere, inicialmente, os shoppings Morumbi e Vila Olímpia. Em três anos, a meta é ter trinta pontos de venda próprios no Brasil. Atualmente, a Casio tem cerca de 300 lojas destas no mundo.
O diretor-presidente da Casio no Brasil, Masakazu Hirano, confirmou o lançamento de uma campanha publicitária, ainda em 2012. A marca é atendida pela Dentsu no Japão e a parceria pode ser repetida por aqui.
Parte importante da divulgação será feita por meio do Shock the World Tour. O evento global de esportes e entretenimento patrocinado pela empresa promove a linha G-Shock em diversas cidades do mundo e ganhará a sua primeira edição nacional no Rio de Janeiro, em novembro. O patrocínio à equipe Red Bull, atual campeã da Formula-1 também será explorado, especialmente na época do Grande Prêmio do Brasil, em novembro.
(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo