As vendas no Dia das Mães deste ano ficaram um pouco abaixo das previsões feitas por lojistas, que esperavam aumento entre 5% e 9%, em relação a 2011. Dados divulgados nesta segunda-feira mostraram que a alta nas vendas ficou entre 4% e 7,3% neste ano, de acordo com três pesquisas de entidades que acompanham as vendas do comércio varejista.
O menor registro de alta foi do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ligado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL): de 4,04% no comparativo com 2011. O crescimento foi menor do que o do ano passado, quando a alta foi de 6,53% ante 2010. O SPC Brasil calculou o dado com base no volume de consultas no varejo para compras no cheque ou crediário nos sete dias que antecederam o segundo sábado de maio, véspera do Dia das Mães.
O Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), apontou que as vendas na data aumentaram 5,7% em relação a 2011. O indicador também indicou crescimento menor do que no ano passado, quando a alta no varejo foi de 7,9%, em comparação com 2010. O índice levou em conta as consultas, com abrangência nacional, realizadas no período de 05 a 13 de maio de 2012, comparadas às consultas feitas entre 30 de abril e 08 de maio de 2011.
O maior aumento divulgado até agora, de 7,3%, foi apontado pelo Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio. A variação foi medida comparando a semana de 07 a 13 de maio deste ano com a semana do Dia das Mães de 2011 (02 a 08 de maio). O crescimento também foi menor do que o registrado no ano passado, quando as vendas subiram 12,4% na comparação com 2010.
Vendas de iPad
O lançamento do novo modelo de iPad da Apple foi destaque no comércio do Dia das Mães deste ano. Em comparação com o final de semana anterior, a venda do produto triplicou. A informação é do Grupo Pão de Açúcar, dono da rede Ponto Frio e dos supermercados Extra, entre outros, sem mencionar o volume vendido.
O grupo comemorou também o crescimento de 35% nas vendas de eletroportáteis, em relação a 2011, com destaque para as cafeteiras expresso e panelas elétricas. O crescimento dos produtos da linha branca foi ainda maior: 54% em comparação com 2011, com destaque para lavadoras e fornos elétricos.
(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo