Responsável também pelo bom desempenho do Grupo Pão de Açúcar neste primeiro trimestre do ano, a Viavarejo (holding das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Ponto.com), conseguiu por meio de sinergias entre as empresas reverter o prejuízo visto anteriormente em suas operações. “Projetamos crescimento orgânico agressivo para as lojas físicas Casas Bahia e Ponto Frio”, afirma Raphael Klein, CEO do Viavarejo. Neste ano, a varejista receberá investimentos de R$ 6,4 milhões que serão empregados na abertura de 50 a 60 novas lojas físicas.

As novas operações serão enfocadas nas Regiões Norte e Nordeste com a marca Casas Bahia, que terá lojas de rua, e nas Regiões Sul e Sudeste com o Ponto Frio, ao apostar nas operações dos shopping centers para atrair e fidelizar seus clientes. No passado, a varejista recebeu R$ 52 milhões em investimentos dos R$ 241 milhões disponibilizados pelo Grupo.

Segundo Raphael Klein, os novos espaços, em especial do Ponto Frio, terão modelos diferenciados dos convencionais: lojas menores ou maiores, fato esse que dependerá da região em que a operação será instalada, e do consumidor local. “As lojas da bandeira Ponto Frio serão abertas dentro de um novo conceito que está prestes a ser finalizado e irá promover uma melhoria de resultados”.

Ainda segundo informações do CEO da Viavarejo, para melhorar seu rendimento as bandeiras pretendem canalizar sinergias, em especial com as operações da Nova Ponto.com que tiveram resultados positivos no primeiro trimestre. A rede pretende também diminuir as suas despesas, que foram altas no primeiro trimestre. “Foram necessárias para motivar nossos colaboradores, além de despesas maiores com logística e montagem dos móveis vendidos”, disse o CEO.

(Por Gouvêa de Souza) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo