Os supermercados de vizinhança ganharam espaço em relação aos supermercados e hipermercados em 2011, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7/5) pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Durante a abertura do 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, João Galassi, presidente da Apas, afirmou que os preços desse tipo de comércio estão mais competitivos em relação aos outros segmentos.
Em 2011, nos supermercados de vizinhança, 48% dos itens vendidos estavam mais baratos do que nas outras categorias. No ano anterior, o mesmo índice apontava 46%.
De acordo com Galassi, o desempenho mais eficiente foi reflexo do modelo de negociação adotado pelos mercados de vizinhança, chamado central de negócios. Nele, os pequenos supermercados se unem para realizar uma compra coletiva, conseguindo vantagens e descontos.
Entre os supermercados, 52% dos produtos estavam mais baratos em relação aos concorrentes. Já em 2010, esse índice era de 53%.
No ano passado, 55% dos itens vendidos nos hipermercados tinham preço mais barato em relação às demais categorias, refletindo estabilidade em relação a 2010.
(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo