Conforme o Portal SM publicou no último dia 22/3, os acionistas da Kraft Foods vão decidir, em reunião ordinária nos Estados Unidos, se aprovam o nome Mondelez para a divisão de negócios de snacks (composta por chocolates, biscoitos, chicletes e sucos), que ganhará vida própria até dezembro deste ano. Em comunicado oficial, a Kraft Foods anunciou que a companhia será dividida em duas empresas independentes até o final de 2012.
Uma delas manterá o nome Kraft Foods e será responsável por produzir exclusivamente massas, molhos e queijos entre outros produtos que fazem parte do portfólio no mercado norte-americano. Esta tem faturamento que gira em torno de US$ 16 bilhões. A outra empresa – que possivelmente receberá o nome de Mondelez – será voltada para o negócio de snacks, com faturamento global estimado de US$ 36 bilhões.
“Já em agosto do ano passado, a empresa anunciou, nos Estados Unidos, que faria essa divisão global de operação. Serão duas pessoas jurídicas com presidentes e equipes distintas”, explica à reportagem do Portal SM, Fábio Acerbi, diretor de assuntos corporativos da Kraft Foods no Brasil.
De acordo com Acerbi, a criação da outra empresa foi uma decisão global e estratégica. “São portfólios que seriam melhor tratados em empresas separadas”, completa o executivo.
Na prática, a partir de 2013 a Kraft Foods deixará de existir para o varejo brasileiro já que os produtos vendidos nos Estados Unidos pela companhia não estão no radar da subsidiária brasileira. “Essa mudança em nada afeta o atendimento do varejo brasileiro. Os supermercardistas podem ficar tranquilos. A única alteração é quanto ao nome da empresa e, a partir daí, o Brasil será 100% Mondelez, se esse nome for o aprovado”, explica Acerbi. De acordo com ele, o Brasil tende a ocupar lugar de destaque no ranking global da nova empresa por realizar boas vendas de chocolates e biscoitos. Da futura Kraft (sem a divisão de snacks) o único produto que o Brasil vende é o cream cheese Philadelphia.
E por que Mondelez? No ano passado, a Kraft convidou os funcionários de todo o mundo para sugerir nomes para a nova empresa de guloseimas. Mais de mil funcionários participaram, apresentando mais de 1,7 mil nomes diferentes. Mondelez International foi inspirado em sugestões separadas de dois funcionários, um da Europa e outro da América do Norte. A palavra Mondelez tem o significado de “mundo delicioso”. Portanto, as chances do nome ser aceito são grandes.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo