A data mais gostosa do ano, a Páscoa, tem mais uma grande surpresa em 2012. Dessa vez, é para os adultos.
Ovos de Páscoa da Fiat, Skol e Corinthians, entre outros, estão buscando estar presentes em momentos de confraternização da família, e, com isso, fortalecer suas marcas através de promoção ou lançamento de novas linhas de produtos.
A Fiat lança o ovo de Páscoa inspirado do modelo Fiat 500 e fará parte da sua linha Fiat Toys. O objetivo da marca é reforçar a imagem do “cinquecento” e oferecer ovos de chocolate ao leite, amendoim, castanha de caju e avelã, com bombons de cereja negra.
O “redondinho”, como está sendo chamado o ovo da Skol, é de chocolate trufado com recheio de cerveja. A marca vende também, pela internet, um kit com um “engradado” de ovos de páscoa da marca.
Já o tradicional time de futebol Corinthians aproveita sua fama para oferecer mais um produto em seu portfólio à venda sob sua chancela, em parceria com o fabricante Nestle. Os ovos de times de futebol, desenvolvidos para atingir inicialmente o público infantil, são alvos de adultos que procuram os ovos de chocolate para presentear amigos “torcedores”.
Mas, o que essas marcas mais desejam é gerar uma nova e diferente experiência de compra. Elas procuram exceder as expectativas e surpreender seus consumidores(como já dizia o visionário Sam Walton, fundador da maior empresa do mundo, o varejista Walmart). Aproveitando as épocas sazonais, as marcas estão encontrando momentos de poder “falar” ou de estar mais perto de seu público-alvo.
Do outro lado, o Varejista aproveita a iniciativa dessas marcas para oferecer novos momentos de consumo com mais sabores e variedades que proporcionarão o que eles mais procuram no atual momento de competitividade: aumento das vendas, maior rentabilidade, novos clientes e diferenciação e surpresa que os ovos de Páscoa podem gerar em suas lojas.
(Por Prof. Roberto Nascimento) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo