No dia 23 de maio, os acionistas da Kraft Foods vão decidir em reunião ordinária nos Estados Unidos se aprovam o nome Mondelez, sugerido na quarta-feira (21/3) pela companhia para batizar a divisão de snacks (composta por chocolates, biscoitos, chicletes e sucos) que ganhará vida própria até dezembro deste ano.

A partir desta data, a Kraft passa a produzir exclusivamente massas, molhos e queijos, a exemplo do cream cheese da marca Philadelphia.

Já a Mondelez, futuro negócio de snacks que integrará marcas de chocolates e doces da atual Kraft e da Cadbury, tende a ganhar muito mais musculatura. O faturamento global estimado da Mondelez é de US$ 36 bilhões, enquanto que o da Kraft gira em torno de US$ 16 bilhões.

Segundo Fábio Acerbi, diretor de assuntos corporativos da Kraft Foods, o Brasil tende a ocupar lugar de destaque no ranking global da Mondelez após a separação.

Hoje, as grandes vendas do país e de outros mercados emergentes ocorrem em cima de chocolates e biscoitos.

Da futura Kraft, o único produto que o Brasil vende é o cream cheese Philadelphia. Massas e molhos vendidos nos EUA pela Kraft não estão no radar da subsidiária brasileira – na prática, a marca deixa de existir no país.

Com essa mudança, provavelmente a partir de janeiro de 2013, a Kraft deverá licenciar a produção do Philadelphia com a K&S, joint-venture formada com a Sadia para produção do cream cheese.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo