A procura do consumidor por crédito cresceu 7,5% em 2011 no Brasil. O dado é do Indicador Serasa Experian e reflete uma desaceleração em relação ao desempenho de 2010, que tinha registrado alta de 16,4%. Em comparação ao mês de novembro de 2010, a busca por crédito avançou 4,6% em 2011. Já em dezembro de 2010, houve um recuo de 4,6% na demanda.

O desempenho mais fraco na busca pelo crédito em 2011 se deve a alguns fatores como a alta das taxas de juros no fim de agosto do ano passado. Segundo a Serasa Experian, os motivos foram o maior nível de endividamento dos consumidores, alta da inflação, o aumento da inadimplência e o agravamento da crise financeira na Europa.

Os consumidores de baixa renda alavancaram procura por crédito em 2011. Os avanços foram de 20% para aqueles cujo rendimento mensal é abaixo de R$ 500,00 e de 8,7% para os que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. A diminuição da informalidade no mercado de trabalho beneficiou os consumidores da base da pirâmide, que passaram a dispor de maior acesso ao mercado de crédito.

No ano passado também se destacou a parte da população de rendimento mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, com um aumento de crédito em 10,5%. As demais faixas de rendimento mensal apresentaram variações positivas na busca pelo crédito em 2011, no entanto, a taxa foi abaixo da média de crescimento.

O Nordeste registrou o maior aumento no Brasil com 11,7%. Pelo segundo ano consecutivo, os consumidores da região lideraram a busca por crédito, já que no ano anterior o índice de desenvolvimento tinha sido de 17,7%. No Centro-Oeste, a evolução também foi acima da média nacional (8,9%) e nas demais localidades do país, as taxas de expansão situaram-se abaixo da média brasileira.

(Por Mundo do Marketing) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo