O Natal de 2011 foi bom para o comércio eletrônico no Brasil, segundo dados diviulgados pela consultoria e-Bit. A previsão de crescer 20% em relação a 2010 foi cumprida, em relação ao faturamento, que somou R$2,6 bilhões, entre 15 de novembro e 24 de dezembro, com ticket médio de R$ 347. E o número de pedidos cresceu 27% em relação ao mesmo período de 2010, o que demonstra que os esforços dos lojistas para que problemas como os que ocorreram no Natal passado não voltassem a acontecer surtiram efeito. Em especial, a campanha “Detona Web” especial de Natal, que incentivou os consumidores a anteciparem as compras.
“O Natal de 2011 foi muito positivo para o comércio eletrônico no Brasil, principalmente pelo recuo de 4 pontos percentuais nos atrasos”, afirma a diretora da e-bit, Cris Rother. A redução na taxa de atrasos caiu de 17% em 2010 para 13% esse ano. A categoria mais vendida, segundo a consultoria e-Bit foi a de “Eletrodomésticos”. Em segundo lugar ficou “Saúde, Beleza e Medicamentos”, seguida por “Informática”, “Moda & Acessórios” e “Eletrônicos”.
O grande volume de pedidos na categoria “Saúde, Beleza e Medicamentos” já é característico da data. Já “Moda & Acessórios” se consolidou de vez entre as mais vendidas, revelando a preferência dos consumidores em presentear parentes e amigos com vestuário. “Livros e Assinaturas & Revistas”, categoria tradicional do e-commerce, ficou de fora do Top 5, ocupando o 6° lugar. “Brinquedos & Games” subiu uma posição em relação a 2010 e ficou na 8° posição do ranking.
(Por IDGNow) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo