A rede de supermercados Zona Sul, presente na capital do Rio de Janeiro, está expandindo a opção de identificação e pagamento por reconhecimento facial para nove de suas lojas físicas. Com isso, 200 mil clientes do varejista passarão a contar com a tecnologia, que chegará a 145 PDVs ainda no primeiro semestre de 2022. Agora, após piloto na loja modelo da rede, localizada no Barra da Tijuca, as unidade dos Leblon, Ipanema, Flamengo e de outros cinco bairros também passarão a contar com a tecnologia
A solução da startup Payface conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade da rede para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular. A startup detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão, e utiliza o método de liveness detection, permitindo que sua tecnologia diferencie o rosto de uma pessoa real de uma foto, vídeo ou até máscara do usuário.
Segundo Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, a tecnologia de reconhecimento facial para pagamentos está crescendo junto à digitalização acelerada dos meios de pagamento como um todo e, portanto, só tende a aumentar. “A expansão do uso da nossa solução pelo Zona Sul mostra que os benefícios desse formato já estão sendo notados em massa pelo público. As pessoas estão buscando mais praticidade e segurança na experiência de compra offline”, afirma. O Rio é a primeira cidade, entre as oito em que a Payface atua, a contar com mais de um estabelecimento com a solução implementada. A startup opera desde 2018 e está no Rio desde julho de 2021.
Sérgio Lemas, gerente de tecnologias e inovação do Zona Sul, explica que a performance e a aderência do público à solução, observada em apenas alguns meses de piloto, foram o que motivaram a rede a ir atrás de garantir que todos os consumidores pudessem experienciar essa facilidade. “Temos nossas lojas pensadas para trazer o que há de mais moderno no mercado varejista e a tecnologia de reconhecimento facial é uma grande tendência que já visualizamos. Estamos sempre buscando melhorias para que os clientes, além de produtos e serviços de qualidade, também tenham ótimas experiências de compra”, conta Lemas. A primeira unidade a contar com Payface foi a loja modelo da rede, que reúne atividades gastronômicas, integrando ilhas, restaurantes e gôndolas dentro do ambiente.
Para começar a se identificar e a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e suas formas de pagamento. No momento em que for fazer as compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem a necessidade de estar com o cartão ou qualquer outro acessório em mãos.
Sobre a Payface
Fundada em 2018, a startup de tecnologia Payface usa reconhecimento facial para melhorar a experiência de compra em varejos físicos, com foco no ramo de supermercados e farmácias. A solução conecta o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado, oferecendo uma compra rápida e segura. Sem precisar mostrar o cartão, a tecnologia diminui filas e permite que os estabelecimentos armazenem o registro de consumo dos usuários no local. A startup tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a fintech segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão.
Sobre o Zona Sul
Na última metade dos anos 50, o Rio iniciava um forte processo de mudança com a transferência da Capital Federal para Brasília e com o surgimento de uma nova classe empresarial, que se deslocava para bairros litorâneos na Zona Sul, fora do eixo Flamengo, Botafogo e Copacabana. É nessa praça que, em 1959, movido pelo sonho de desenvolver um negócio diferenciado e tendo por fundamentos a prestação de um excelente serviço e a oferta de produtos de qualidade, surge o supermercado Zona Sul. Com 43 lojas espalhadas pelos bairros da cidade do Rio de Janeiro, além de uma unidade na cidade-balneário de Angra dos Reis, a rede ainda possui braço de e-commerce, com o site e App Zona Sul. Uma empresa brasileira e carioca, em suas origens e em seu pensamento e visão de futuro.
(Por Dialetto)