Buscando cada vez mais se consolidar no mercado brasileiro, a NBA inaugura nesta sexta-feira (29) a sua maior unidade no Brasil, a “NBA Store Arena”. Com cerca de 1.500m², o local também é o maior espaço da marca na América Latina e a terceira maior loja do mundo.
A nova unidade fica no Morumbi Town Shopping, na zona sul de São Paulo. A megaloja da NBA segue o caminho de loja-conceito e foca na experiência do cliente em seu ambiente. Nos primeiros dias após a inauguração, a loja exibe o troféu Larry O’Brien, aquele entregue para a equipe campeã da liga nacional de basquete americano.
O local conta com mais de 2 mil itens licenciados e disponíveis para venda, além de diversas áreas interativas e itens exclusivos expostos, como uma camisa do Chicago Bulls assinada por Michael Jordan. A decoração também conta com dois murais feitos pelo artista brasileiro Eduardo Kobra.
Atualmente, a NBA conta com aproximadamente 45 milhões de fãs no Brasil, segundo pesquisa recente pela própria NBA, o que transformou o País e o consumidor brasileiro no segundo mercado prioritário internacional. Com a inauguração da megaloja, a marca chegou a 12 lojas no País, além de uma unidade móvel chamada “NBA Store Truck” que só existe no Brasil.
Para Roger Ahlgrimm, diretor de Licenciamento e Varejo da NBA para o Brasil, o número de fãs é alto por uma conexão histórica do brasileiro com a liga, mas também por estratégias para massificar a marca no País.
“Nós temos desenvolvido um trabalho aqui, regionalmente, para poder democratizar a marca. Hoje nós temos produtos que são mais baratos e de ótima qualidade e dão acesso para quem quer fazer a sua primeira compra”, complementa Ahlgrimm.
Do mesmo modo, Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil, destaca que nos últimos dois anos a base de fãs da marca cresceu 50%. “A gente tem uma grande missão aqui. O nosso objetivo é popularizar cada vez mais a NBA no País e que as pessoas pratiquem cada vez mais o nosso esporte, consumam o nosso conteúdo, produtos e nossas lojas”, afirma Vicentini.
Experiência do cliente
A nova loja da NBA busca trazer uma experiência de arena de basquete para a loja física, explorando ao máximo a possibilidade que o cliente se aventure em diversos pontos de interação pelo local. O ambiente também aposta em diversos locais instagramáveis para movimentar as redes sociais dos consumidores.
Roger Ahlgrimm destaca que apostar na experiência do cliente é o maior diferencial que a NBA tem em suas lojas. “Nós acreditamos que o nosso principal objetivo é engajar e conquistar os nossos fãs. Então o primeiro pensamento, sempre que vamos abrir uma loja, não é o portfólio de produtos, mas sim como a gente vai criar uma experiência diferenciada para que eles se encantem”, afirma Ahlgrimm.
A megaloja
No primeiro andar está a maior parte dos produtos, com seções para camisetas das equipes da NBA da temporada atual, um local para camisas clássicas e de época e uma parte de moda mais casual. Ainda nesse piso, existe uma mini quadra de basquete, totens interativos para conferir o catálogo de produtos ou ver os melhores momentos de partidas do campeonato.
Na parte central desse andar ficam também moldes das mãos dos principais jogadores da liga, para que as pessoas possam comparar com o tamanho das suas próprias mãos. Do mesmo modo, uma parede em que o cliente pode medir a sua altura e também comparar com a dos atletas da NBA fica ao fundo da loja.
Ainda falando de interatividade, a loja oferece dois consoles Playstation 5 para que os clientes joguem o jogo da NBA e, ao lado, estão duas “pop-a-shot”, máquinas de arremesso semelhantes às de fliperamas e que ficam disponíveis para jogar.
Já no segundo andar fica uma quadra de basquete de tamanho oficial igual à da NBA. O andar ainda conta com uma pequena arquibancada e também com dois vestiários, comportando 14 pessoas em cada, em estilo semelhante ao da NBA, com espaços individuais para colocar os pertences.
A quadra ficará disponível para aluguel e organização de eventos no local, mas também servirá para o projeto “NBA Basketball School”. No local, será realizado um programa de desenvolvimento de jovens de 6 a 18 anos que querem praticar e se inserir no universo do basquete.
(Por Mercado & Consumo – Marcelo Audinino)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, NBA, Shopping Center