O Grupo GPA acaba de lançar o “Pão de Açúcar Fresh”, formato de loja que tem como carros-chefes produtos perecíveis e frescos, incluindo serviços de hortifrúti, açougue e padaria. A primeira unidade será inaugurada nesta sexta-feira (29) em São Caetano do Sul (SP). O modelo de vizinhança é voltado para compras de reposição para competir de frente com comércios locais.
O lançamento do modelo Pão de Açúcar Fresh faz parte do plano de expansão do GPA financiado pelos R$ 5,2 bilhões recebidos do grupo pelo Assaí pela extinção dos hipermercados da bandeira Extra. Do montante total, cerca de R$ 1,2 bilhão será direcionado à ampliação das, agora, três marcas do Pão de Açúcar, segundo o CEO do GPA, Jorge Faiçal. O investimento direto no novo formato não foi divulgado.
Nas prateleiras dessas lojas o consumidor encontrará, por exemplo, frios, produtos de conveniência de mercearia básica, como itens de café da manhã, azeites, massas e vinhos. No entanto, itens de perfumaria, por exemplo, não fazem parte da proposta do novo modelo, explica Faiçal.
“As unidades do Pão de Açúcar Fresh não serão para compra de carrinho cheio, mas de alta frequência”, afirma o CEO do GPA. De olho nisso, os estabelecimentos terão um tamanho intermediário em relação aos dois modelos já existentes: supermercados Pão de Açúcar e o Minuto Pão de Açúcar. A área média prevista é de 400 m² a 600 m².
Sortimento de 5,5 mil produtos
A meta inicial da companhia é abrir de 15 a 20 lojas “Pão de Açúcar Fresh”, sendo a próxima em dezembro de 2021. A primeira delas, em São Caetano do Sul, com 450 m², conta com um sortimento de aproximadamente 5,5 mil produtos, incluindo sushi de produção própria, pães artesanais, frios com serviço de fatiamento e o açougue com cortes especiais realizados na hora.
A escolha da sede da primeira representante do “Pão de Açúcar Fresh” não foi aleatória, já que a marca é voltada principalmente para o público A e B. São Caetano do Sul possui um dos melhores indicadores sociais do Brasil, já tendo chegado a registrar o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.
“Essa primeira loja se insere perfeitamente no tipo de local em que estaremos procurando espaços para esse movimento de expansão”, afirma o diretor de Negócios Especializados do GPA, Frederic Garcia, destacando que o objetivo é que o formato “Fresh” chegue a outros Estados brasileiros em que o Pão de Açúcar já atua.
A companhia considera que o conhecimento e a estrutura já adquiridos no ramo de produtos frescos é um diferencial importante para dar fôlego às lojas “Fresh”. Atualmente, o Pão de Açúcar comercializa cerca de 360 mil toneladas por ano de frutas e verduras.
“Não compramos de intermediários, mas direto de produtores, porque temos centros de distribuição preparados para o manuseio de produtos frescos. Esse é um grande diferencial, já que a maioria dos varejistas brasileiros não possuem isso”, avalia Faiçal.
Serviço de entregas
Entre as novidades do novo Pão de Açúcar Fresh, estão o serviço de entrega de compras em domicílio com triciclo elétrico e delivery pela plataforma James e demais aplicativos de entrega. Os pedidos também poderão ser feitos via WhatsApp. A primeira unidade contará ainda com estacionamento com serviço de manobrista.
Serão aceitas diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e débito das principais bandeiras, Pix, Picpay, dinheiro e vales alimentação e refeição
Com informações Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
(Por Mercado & Consumo)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Pão de Açúcar