A Americanas S.A (AMER3) anunciou ao mercado na noite desta quarta-feira que assumiu 100% das ações da rede varejista Hortifruti, especializada em alimentação fresca.

A Hortifruti Natural da Terra é a maior varejista deste ramo. A empresa tem foco em frutas, legumes e verduras, além de uma rede de 73 lojas em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), que inclui a marca Hortifruti e a Natural da Terra.

Nos últimos 12 meses, terminados em 30 de junho, a rede apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões, de acordo com o comunicado ao mercado da Americanas.

O comunicado também afirma que a aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser relevante no dia a dia dos clientes e expandir seu alcance.

Em outras palavras, a empresa afirma que a rede oferece “conveniência, atendimento diferenciado e alta recorrência de compra, por meio da capilaridade, localização estratégica das lojas e integração digital”.

A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões.

Assim como outras grandes varejistas, a Americanas tem se movimentado em direção a um perfil de ecossistema de negócios, apostando em aquisições de marcas de diversos segmentos para oferecer produtos e serviços ao consumidor de uma forma 360 graus.

Em abril, a Americanas anunciou a aquisição de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das franquias Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands, e que possui  mais de 440 lojas no Brasil.

A plataforma de marcas do Grupo Uni.co foi criada em 2012, com a aquisição da Imaginarium pelo fundo de investimentos da Squadra, principal controladora do Uni.co até então.

Em comunicado, a Lojas Americanas afirmou que a aquisição poderá ampliar seu sortimento nos segmentos de moda, acessórios, presentes e design.

Ao longo desta semana, rumores no mercado trouxeram à tona uma suposta negociação entre a Americanas e a Marisa. As duas empresas se posicionaram em fatos relevantes, afirmando que havia um “vazamento de informação”.

(Por ExameVictor Sena)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Americanas, Hortifruti