A venda de bebidas alcoólicas caiu 52% no período de 15 a 31 de março, segundo a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). A entidade, que reúne produtores de destilados, cachaça, cerveja e vinhos, afirma que 40% sentiram um declínio de faturamento ainda maior.
O motivo é que 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontece em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos, de acordo com pesquisa feita pela KPMG para a entidade.Veja também
Esses lugares continuam fechados para evitar aglomerações, por conta do controle da proliferação da covid-19.
Para tentar mitigar o impacto da restrição ao consumo, a Abrabe diz negociar uma série de medidas com o poder público, como a postergação do recolhimento de tributos e disponibilização de linhas de crédito.
As empresas do setor geram mais de 30 mil vagas. Mesmo com a crise, elas já doaram mais de 200 mil litros de álcool 70% para hospitais, asilos e comunidades.
(Por Exame)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Vendas, Bebida Alcoólica