Um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que o fluxo de visitas a lojas físicas caiu 0,33% em todo o Brasil.
O estudo traz a variação completa da quantidade de visitantes em lojas físicas e shopping centers em 2019, mostrando o comparativo de desempenho em relação a 2018.
O número de pessoas que foram a shopping centers caiu ainda mais na comparação com o total geral. No ano passado, a queda no fluxo de visitantes foi de 4,30%.
Os dados da FX Retail Analytics mostram que as lojas de rua registraram aumento no fluxo nos últimos três meses 2019 em relação ao ano anterior. Novembro foi destaque, com crescimento de 28,4% na comparação anual.
O desempenho do varejo nos shoppings também fechou 2018 de forma positiva. Ainda que a quantidade de consumidores tenha caído 1,38% na comparação anual houve crescimento contínuo na comparação mês a mês. Em novembro o crescimento foi de 8,1% ante outubro e em dezembro o fluxo aumentou 17,8% na comparação com o mês anterior.
“Os shoppings e as lojas físicas devem incorporar ao seu escopo de atendimento ao consumidor mais experiência e contato com seus clientes. Quanto menos atrito, mais prazer e satisfação, o que resulta em possíveis compras, seja no ambiente físico ou online”, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Fluxo, Lojas, 2019