Depois de registrar variação negativa em dezembro em todas as regiões, as vendaspor comércio eletrônico apresentaram dados positivos no primeiro mês do ano. Ao comparar janeiro com dezembro de 2019, a variação positiva foi de 1,85%. O faturamento do mesmo período seguiu o bom desempenho: 1,87%. Os dados integram o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie. 

“As promoções de saldão de janeiro para categorias de produtos de maior valor agregado certamente ajudaram no crescimento das vendas no mês. O consumidor aproveitou para economizar com as ofertas dos varejistas online, comprando produtos com desconto. Além disso, a migração das compras para o canal digital de categorias relacionadas com volta às aulas também colaborou com o resultado positivo”, afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e diretor executivo do Compre & Confie.

Vendas online 

A variação de vendas em janeiro de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 34,16%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice das vendas online foi de 49,02%. 

Vale destacar que, na composição regional de vendas online, todas tiveram resultados positivos em janeiro de 2020, frente a dezembro de 2019. O destaque foi o Nordeste (9,12%); seguido por Centro-Oeste (4,68%); Sul (2,89%); Norte (1,79%); e, por último, o Sudeste (0,18%). 

No acumulado dos últimos 12 meses, os dados continuam positivos, neste caso, a configuração muda: Nordeste (56,97%); Sudeste (50,57%); Norte (46,65%); Sul (42,30%); e Centro-Oeste (40,81%). 

Faturamento

Na avaliação da métrica de faturamento do setor, a variação de janeiro de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 27,68%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 58,52%. 

Já em relação à composição por região, de janeiro de 2020, frente a dezembro de 2019, nem todas tiveram variações positivas. Na liderança, desponta o Nordeste (6,47%); seguido por Sul (3,24%); e Sudeste (1,88%). Em contrapartida, os piores desempenhos foram do Norte (-9,29%) e Centro-Oeste (-5,40%). 

No acumulado dos últimos 12 meses, todas as regiões variaram positivamente: Nordeste (64,37%); Sudeste (60,71%); Norte (54,60%); Centro-Oeste (51,74%) e Sul (50,35%). 

Participação do e-commerce no comércio varejista 

No mês de dezembro de 2019, o e-commerce representou 5% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,8%. 

Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 12 de fevereiro. 

Categorias 

A composição das compras realizadas pela internet, por segmentos, em dezembro, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,8%); móveis e eletrodomésticos (24,9%); e tecidos, vestuário e calçados (12,3%). Na sequência, outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%). 

Consumidores Online 

O MCC-ENET revela também que, no último trimestre do ano de 2019, 13,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se um aumento de 2,4 p.p. em relação ao trimestre anterior (11,3%). Já na comparação com o mesmo período em 2018 (9,5%), o crescimento é de 4,2 p.p. 

Metodologia do MCC-ENET 

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV. 

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice. 

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie. 

Clique aqui para acessar o estudo completo: http://www.mccenet.com.br/ 

O QUE É O MCC-ENET – É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas, como para agentes do mercado e consumidores. 

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: http://www.camara-e.net

Sobre a Compre & Confie – O Compre & Confie é uma empresa do grupo ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de grande parte do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C). 

Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais. 

Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online. 

(Por Insight Comunicação)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, E-commece, MCC-ENET