GPA, controlador das marcas ExtraPão de AçúcarAssaí e Compre Bem, além do Grupo Éxito (com operação na Colômbia, Argentina e Uruguai), concluiu hoje o processo de migração de suas ações para o Novo Mercado, segmento da B3 com os mais elevados padrões de governança corporativa.

Com a migração, o GPA agora conta com seu capital social negociado em bolsa composto somente por ações com direito a voto, as chamadas ações ordinárias (ON), como prevê o regulamento do Novo Mercado.

“A migração para o Novo Mercado é um marco importante para o GPA, que iniciou suas operações na bolsa há 25 anos, e reforça o nosso compromisso com a ética e a transparência, fatores que guiam todas as nossas decisões de negócio”, comenta Ronaldo Iabrudi, co-vice presidente do Conselho de Administração do GPA.

Iabrudi reitera, ainda, que fazer parte dessa listagem garante que a companhia siga os mais elevados padrões de governança corporativa, “além de contribuir para a ampliação da base de potenciais investidores aos papéis do GPA”, conclui.

Para Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, a migração do GPA contribui para consolidar o status do Novo Mercado como o principal segmento de listagem da B3.

“No ano em que completa duas décadas de existência, e após uma importante revisão de seu regulamento em 2018, o Novo Mercado segue sendo uma referência para companhias e investidores. Ficamos muito satisfeitos em saber que companhias da importância do GPA também enxergam valor na proposta desse segmento”, comenta Santana.

Lançado no ano 2000, o Novo Mercado oferece aos seus participantes um ambiente de listagem com regras mais rígidas do que os demais segmentos, com impactos positivos na credibilidade junto aos investidores, liquidez, percepção de risco e custo do capital.

A partir da primeira listagem, em 2002, ele se tornou o padrão de transparência e governança exigido pelos investidores para as novas aberturas de capital, sendo recomendado para empresas que pretendam realizar ofertas direcionadas a qualquer tipo de investidor. As informações completas sobre as características do Novo Mercado estão disponíveis no site da B3.

(Por Mercado&Consumo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, GPA