Após fechar a última década com chave de ouro e um faturamento de R$ 62 bilhões em 2019, o Carrefour Brasil acaba de anunciar um grande investimento. A gigante divulgou neste domingo (16), que comprou 30 lojas da rede Makro no país por um acordo de R$ 1,95 bilhão.
A aquisição é a mais importante para o grupo no Brasil desde a compra do mercado Atacadão em 2007. Das 30 lojas adquiridas, 22 são de imóveis próprios, enquanto os outros 8 são alugados. Como parte da aquisição também estão 14 postos de combustíveis operados pela Makro. Ao todo, são cerca de 165 mil metros quadrados de área de vendas.
” Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022. O modelo de atacado tem sido um grande contribuinte para o crescimento do Carrefour nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com essa transação, iremos expandir nossa presença no mercado brasileiro, o segundo maior mercado para o Grupo depois da França”, declarou Alexandre Bompard, Presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour.
Em conjunto, as lojas da Makro venderam R$ 2,8 bilhões em 2019. Segundo o comunicado, o plano é converter as bandeiras das 30 unidades no máximo em 12 meses.
Com a mudança a expectativa é que as lojas tenham um faturamento 60% maior.
“Esta transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão, marcando um importante avanço para o Grupo Carrefour Brasil”, finaliza Alexandre Bompard.
O Carrefour concluiu o último ano operando 692 lojas no Brasil, sendo que 186 são Atacadão. Com o novo investimento o grupo vai aumentar para 217 as lojas Atacadão.
Makro Food
O Makro Food Service foi fundado em 2016 pelo Grupo Makro, que faz parte do grupo holandês SHV. Presente no mercado desde 1896, a SHV é uma das maiores empresas privadas da Europa presente em mais de 70 países.
Nos últimos anos a companhia que antes era voltada apenas a atacadistas, passou a atender o público geral. Com a venda a rede Makro ainda possui 38 unidades no país, só no estado de São Paulo são 24 lojas. Outras 14 unidades estão previstas para serem negociadas nos próximos meses para outras redes.
(Por NoVarejo – Aline Barbosa)
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Carrefour, Makro