A empreendedora bilionária Kylie Jenner, da famosa família Kardashian/Jenner, anunciou a venda de uma participação majoritária na sua marca de cosméticos para uma gigante da indústria.
A Coty, dona de marcas como Risqué, Rimmel, Wella e Monange, irá pagar 600 milhões por uma fatia de 51% na startup de beleza de Jenner, a Kylie Cosmetics. O valor avalia a startup em 1,2 bilhão de dólares.
A gigante de beleza, com faturamento de 9 bilhões de dólares, foi fundada em 1904 na França. Para ela, a aquisição irá levá-la para mais perto do público consumidor e a deixará mais jovem e ágil.
“A transação também é um marco fundamental na transformação contínua da Coty em uma empresa mais focada e ágil”, disse a empresa em comunicado.
A Coty, controlada pelo fundo de investimento JAB LTD, tem sofrido para recuperar as receitas e tenta vender suas divisões de cuidados para o cabelo e de produtos profissionais, responsáveis por cerca de um terço de suas vendas, de acordo com o Wall Street Journal.
A companhia adquiriu a Procter & Gamble em 2016, trazendo para dentro do seu negócio dezenas de marcas de beleza. As ações da companhia, porém, perderam metade do valor desde a aquisição.
Fama pelo Instagram
A marca Kylie Cosmetics é uma das mais bem sucedidas ao capitalizar a fama e influência de ícones das redes sociais, tendência que acertou em cheio o mercado de beleza e que tem desafiado as companhias mais bem estabelecidas do setor. A empreendedora é a mais jovem integrante do clã Kardashian-Jenner, que protagoniza reality shows e todo tipo de extravagância no show biz americano.
A jovem estampou a capa da revista de negócios Forbes, em 2018, com a lista das 60 mais ricas mulheres de negócios americanas que construíram suas próprias fortunas. Kylie fundou a companhia de fragrâncias, lápis de boca e batons em 2015. Apenas este ano, as vendas devem devem chegar a 200 milhões de dólares, segundo a Coty. View this post on Instagram
A agilidade e a inovação da marca são dois diferenciais: a socialite apresenta um produto e ele rapidamente está na casa das consumidoras. O negócio usa uma estrutura enxuta: vende basicamente online, na plataforma do Shopify.
Os produtos são desenvolvidos e fabricados em uma indústria especializada em produzir cosméticos para terceiros, nos Estados Unidos e na China. A mesma companhia cuida da entrega. No total, cerca de 500 pessoas trabalham para a Kylie Cosmetics.
Sua fama, que impulsionou as vendas dos batons da marca, continuará a ser usada a favor dos produtos. Kylie continuará como principal executiva e rosto de sua marca, já que, com 270 milhões de seguidores nas redes sociais, é uma das maiores influenciadoras digitais.
(Por Exame – Karin Salomão)
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