O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 2,2% em outubro sobre o mesmo período de 2018, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“As vendas do período foram fracas, porque provavelmente o consumidor está adiando as compras para aproveitar as promoções da Black Friday e das Festas de Fim de ano”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP.

As vendas à vista cresceram 3,7% em outubro e podem ter sido impulsionadas pelo Dia das Crianças e Halloween, que têm como foco de vendas itens de menor valor, como roupas, brinquedos e adereços.

Por outro lado, as transações a prazo tiveram alta de 0,6% no período, o que pode ser um indicador de cautela do consumidor em outubro para a efetivação de compras de bens duráveis em novembro e dezembro. Para o economista, a liberação do FGTS começa a irrigar as vendas do comércio.

Variação mensal

Em relação a setembro, as vendas de outubro aumentaram em média 13,2%. Apesar de setembro não apresentar datas comemorativas importantes para o comércio – a Semana do Brasil ainda está em seu primeiro ano – o mês teve dois dias úteis a mais.

Como é de praxe, outubro mostrou-se mais forte, puxado pelo Dia das Crianças, que é uma data já consolidada. A variação, no entanto, mostra-se um pouco maior do que a média dos últimos 3 anos (11,5%).

“A expectativa é de que o último trimestre seja um pouco mais forte do que a dos últimos três anos devido à antecipação do saque do FGTS e pela queda dos juros, beneficiando principalmente às vendas de maior valor”, conclui Alfieri.

(Por NoVarejo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, São Paulo