A expectativa em vendas no setor supermercadista cresceu 14 pontos percentuais, passando de 36% em agosto para 50% em setembro, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS).

Já a expectativa de um PIB melhor no próximo ano fez o nível de otimismo quanto à atividade econômica nacional subir de 7% para 50%. No geral, a confiança cresceu de 35% para 38%.

O impacto da Semana do Brasil e da liberação do FGTS são as principais expectativas para reavivar o PIB também ainda para este ano. Essa posição é fundada no bom momento das medidas do governo, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que segue para sanção presidencial, a reforma da Previdência, que tramita no Senado e prevista para começo de outubro, e os movimentos bem encaminhados da reforma Tributária.

O percentual de empresários pessimistas com o futuro aumentou de 16% para 23%, o que demonstra ainda haver incertezas no futuro da política econômica brasileira. Em geral, os dados apontam que o pior momento do ano, observados em maio e junho, já passou, quando o pessimismo passou de 30% e o otimismo para menos de 10% no período.

(Por Super Varejo)

varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Supermercado