As vendas no varejo brasileiro cresceram 2,3% em agosto, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que desconta a inflação no período.
O resultado do mês foi beneficiado na comparação com o mesmo mês do ano passado porque houve um sábado a mais, dia de vendas fortes, e uma quarta-feira a menos.
Ao ajustar o ICVA deflacionado para esses efeitos não recorrentes, a alta seria de 1,4%. O ICVA nominal, por sua vez, registraria alta de 4,8%.
Houve desaceleração no crescimento das vendas em relação a julho, quando o ICVA deflacionado registrou alta de 4,6%,
“Esta pequena desaceleração de julho para agosta está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano. O ritmo de crescimento do varejo vem arrefecendo. Parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico”, diz Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
Dia dos Pais
Sem descontar a inflação, as vendas cresceram 6% na semana do Dia dos Pais em relação ao mesmo período do ano passado. O setor de destaque foi o de Supermercados, que apresentou crescimento de 11,8%. O bloco de presenteáveis – Varejo Alimentício Especializado, Cosméticos, Óticas e Joalherias -, por sua vez, cresceu 2,1%.
Setores
Descontada a inflação, todos os blocos que compõem o ICVA apresentaram crescimento em agosto quando comparados com agosto do ano passado, exceto o bloco de Serviços.
No grupo de Bens Não Duráveis, o setor de Drogarias e Farmácias puxou o resultado para cima novamente, enquanto o setor de Veterinárias e Pet Shops puxou o indicador para baixo.
No bloco de Bens duráveis e semiduráveis, o destaque foi o setor de Vestuário e Artigos Esportivos, que contribuiu positivamente para o resultado. O setor de Óticas e Joalherias contribuiu negativamente para o resultado.
No grupo de Serviços, o crescimento foi puxado pelos setores de Alimentação em Bares e Restaurantes, enquanto o maior destaque negativo foi o setor de Turismo que puxou o índice para baixo.
(Por NoVarejo)
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