Segundo pesquisa da Nielsen, as marcas próprias vem conquistando mais espaço na lista de compras dos brasileiros. No primeiro quadrimestre deste ano, o segmento registrou aumento de 14,7% em comparação com o mesmo período de 2010, o que significa uma participação de 4,6% nas receitas do setor varejista.
Para Dorival Kulicheski, gerente da área de desenvolvimento de inteligência de mercado da ALLIS – empresa especializada no desenvolvimento de soluções para pessoas e serviços, esse desempenho nas vendas é o reflexo da confiança do consumidor e do reconhecimento destas marcas, que trazem os mesmos atributos dos produtos de referência.
Por conta disso, Kulicheski ressalta o que sua empresa costuma fazer para conhecer esse mercado. Entre as medidas estão o mapeamento de qualquer mercado, inclusive o de marcas próprias; o desenvolvimento de um projeto de gestão integrada ao trade, envolvendo desde a estruturação de uma equipe especializada para trabalhar a marca no ponto de venda e o acompanhamento de sua jornada para avaliar a efetividade do trabalho, até o monitoramento diário destes produtos no mercado.
(Portal no Varejo – 08/11/2011) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo