A Procter & Gamble vai dobrar a área construída de sua fábrica de Manaus (AM), que fornece os produtos das marcas Gillette e Oral-B para todo o Brasil e atualmente conta com 137 mil metros quadrados de área.
A fabricante comprou um centro de distribuição da Samsung próximo à unidade atual, e vai aproveitar parte da estrutura existente para fabricar somente aparelhos de barbear Gillette. As obras de adaptação terão início em janeiro de 2012 e a operação está prevista para começar em dezembro.
Segundo Gabriela Onofre, diretora de assuntos corporativos da empresa, a fábrica atual já está perto do limite. Caso a demanda cresça 20%, a unidade não terá como suprí-la. Já a nova área será capaz de absorver o volume de Gillette pelos próximos dez anos. Segundo informações do Jornal Valor Econômico, o investimento na antiga fábrica da Samsung chegou a R$ 100 milhões.
A P&G também pretende expandir a fábrica de Louveira (SP), na qual são produzidas as fraldas Pampers, os absorventes Always, a pomada Hipoglós e o xarope Vick. A empresa comprou seis terrenos, antigas chácaras e áreas industriais adjacentes à unidade. Outro investimento da companhia neste ano foi a construção de uma fábrica em Seropédica, no Rio de Janeiro, anunciada no mês de março. Trata-se de uma antiga fazenda, de 1 milhão de metros quadrados.
A empresa chegou ao Brasil em 1998, quase 70 anos depois de sua principal concorrente, a europeia Unilever. A postura recente mais agressiva no País responde aos anseios dos investidores, que têm cobrado um deslocamento do centro de gravidade da P&G para os mercados emergentes, principalmente diante do crescimento mais contido em países desenvolvidos.
(Por Valor Econômico) Varejo, Núcleo de Estudos do Varejo