A Amazon ultrapassou Apple e Google para se tornar a empresa mais valiosa do planeta, segundo o ranking BrandZTM 2019, feito pela Kantar. É a primeira vez que uma empresa fora do setor de tecnologia lidera o ranking desde 2006, quando a Microsoft detinha a marca mais valiosa do mundo.

A evolução da Amazon no ranking das marcas mais valiosas do mundo / Reprodução

A gigante varejista alcançou a marca graças a um crescimento anual de 52% no valor da marca. O ranking mostra a Amazon em primeiro lugar, com US$ 315,5 bilhões em valor de mercado, seguida da Apple (US$ 309,5 bilhões) e Google (US$ 309 bilhões). O Google liderava o ranking desde 2016 e agora cai para a terceira colocação.

Evolução da Amazon em valor de mercado desde 2006

Outra novidade do Top10 é o Alibaba, que aparece pela primeira vez à frente da Tencent e é a marca chinesa mais valiosa, ocupando a sétima posição do ranking, logo atrás do Facebook. A empresa fundada por Jack Ma atingiu US$ 131 bilhões em valor de mercado.

Confira a lista completa:

1. Amazon – US$ 315,5 bilhões
2. Apple – US$ 309,5 bilhões
3. Google – US$ 309 bilhões
4. Microsoft – US$ 251,2 bilhões
5. Visa – US$ 177,9 bilhões
6. Facebook – US$ 158,9 bilhões
7. Alibaba – US$ 131,2 bilhões
8. Tencent – US$ 130,8 bilhões
9. McDonald’s – US$ 130,3 bilhões
10. AT&T – US$ 108,3 bilhões

(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Amazon, Marca