A Amazon vai entregar pequenos itens em menos de 30 minutos com seu modelo de drone mais recente. Na quarta-feira (5), a empresa divulgou o novo design em seu blog. O drone tem design híbrido, o que significa que pode redecolar e aterrizar na vertical, como um helicóptero, e mudar para o modo avião enquanto estiver no ar para um voo mais eficientes.

O veículo autônomo conta com inteligência artificial que permite que o equipamento reaja de forma independente às mudanças em seu ambiente em voo. Quando o drone está no ar é capaz de detectar objetos estáticos ou em movimento em seu caminho. A Amazon projetou o drone com seis graus de liberdade de movimento, em vez do padrão de quatro para aeronaves, o que o torna mais estável e capaz de operar com segurança em condições de vento forte.

A expectativa da Amazon é que os drones tenham autonomia de até 24 quilômetros para entregar pacotes abaixo de 2,2kg em menos de 30 minutos.

“Sabemos que os clientes estão sempre procurando algo melhor, mais conveniente, e pode haver momentos em que a entrega em um dia pode não ser a escolha certa”, disse Jeff Wilke, CEO da Amazon Worldwide Consumer, no blog da empresa. “Podemos entregar pacotes aos clientes ainda mais rapidamente? Nós achamos que a resposta é sim, e uma das maneiras que estamos perseguindo é a tecnologia de drones autônomos”.

A empresa espera entregar pacotes via Drone Prime Air aos clientes dentro de alguns meses. A Amazon também diz que os drones elétricos fazem parte de seu programa “Shipment Zero”, cujo objetivo é fazer com que todas as entregas da Amazon emitam zero carbono até 2030.

(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Amazon, Drone