A identidade é um dos elementos mais importantes na comunicação visual do PDV. É a “personalidade” que define a loja ou rede e como ela se relaciona com as expectativas de qualidade e preço por parte do consumidor.
Neste artigo você vai entender melhor a importância da identidade na comunicação visual do PDV. Primeiro, vai aprender o que esse conceito significa. Em seguida, conhecer os principais benefícios, para os negócios, de se estabelecer uma identidade. Depois, descobrir as vantagens de templates personalizados para cartazes de promoção. E, por fim, vai conhecer algumas dicas para aprimorar essa identidade. Confira!
O que é identidade na comunicação visual?
A identidade das marcas é cada vez mais importante. A maior parte dos consumidores constrói relacionamentos com as marcas por causa de valores compartilhados. À medida que mais clientes dão mais importância a valores do que ao preço baixo, os varejistas ganham oportunidades de se diferenciarem da concorrência.
Mas, mesmo no caso de clientes sensíveis ao preço, a identidade é fundamental para comunicar esse preço baixo.
Imagine um supermercado de bairro, cujo principal destaque é o preço, decorado em preto ou dourado, ou com aspecto de loja de perfume. É muito provável que essa identidade visual afaste seus principais consumidores, que entenderão, pelo que as cores e decoração sinalizam, que ali não é para eles.
A identidade visual é como uma história que o material de PDV conta ao mundo. Se ela for bem-sucedida, atrairá grande número de clientes certos, e, mais do que isso, despertará neles o desejo de se associarem àquela marca.
Quais são os benefícios da identidade visual?
As vantagens de uma identidade bem pensada e forte são muitas. Vamos conferir as principais.
Gera reconhecimento
Talvez você já tenha reparado nos porta-guardanapos da Coca-Cola presentes em muitos bares e botecos. O que pode surpreender é que, se você reparar bem, o nome completo da marca não está escrito em muitos deles. Sempre algumas letras estão faltando.
Porém, como a identidade visual é muito forte, a presença daquela caligrafia e daquela combinação de cores já é suficiente para reconhecermos o nome da marca, mesmo que ela não esteja escrita por inteiro.
Uma marca forte pode ajudar seu negócio da mesma forma. Se o seu varejo tem vários PDVs numa mesma cidade ou em diferentes pontos do Brasil, um consumidor que esteja viajando ou em deslocamento para outro bairro reconhecerá sua loja com mais facilidade.
Se ele já confia em um estabelecimento por oferecer produtos frescos, a baixo preço ou qualquer outra vantagem, também tenderá a comprar no outro endereço.
Faz a marca ser lembrada
Um dos prêmios publicitários mais importantes divulgados todos os anos é o “top of mind”. Trata-se das marcas que vêm primeiro à cabeça dos consumidores quando instigados a dizer o nome de um produto.
Marcas como Bombril, Chiclets e Gillette são tão poderosas que viraram sinônimo de suas categorias (em vez de “lã de aço” e “lâmina de barbear”).
Esse reconhecimento só é possível quando existe uma identidade visual forte. Para nos lembrarmos de alguma coisa, especialmente algo abstrato como uma marca, ela precisa ter uma “cara”. Você certamente deve saber quais são as cores e a tipografia associadas a marcas como Omo, Honda, Sadia e Vivo, ainda que não tenha comprado produtos de nenhuma delas recentemente.
Cria um vínculo entre a empresa e o cliente
Uma identidade visual ajuda sua marca a criar uma espécie de “time” do qual o consumidor quer fazer parte. Pense na estratégia do Club Social: o próprio nome do cracker leva o cliente a se sentir parte de um grupo. Um relacionamento baseado em marca e valores é mais duradouro e valioso do que aquele simplesmente baseado no preço.
Em alguns casos, a marca também ajuda a criar uma sensação de status, reforçando a motivação para se associar a ela.
Gera permanência no mercado
Uma boa marca nunca desaparece. Mesmo em momentos de queda nas vendas, ela permanece reconhecível: pense na Kodak ou na Blockbuster, por exemplo, que já abriram falência, mas cujas marcas permanecem no imaginário.
Redes varejistas já fechadas, como Arapuã e Mesbla, ainda seriam reconhecidas por muita gente hoje. Uma marca forte pode ser muito útil para o momento em que seu varejo precisar atravessar momentos difíceis e contar com a confiança dos consumidores para se reerguer.
Por que usar templates personalizados para cartazes de promoção?
Muitas redes de varejo utilizam cartazes de promoção tradicionais, feitos à mão, em seus PDVs. Eles são praticamente iguais em todos os lugares, geralmente na cor amarela com tipografia vermelha.
Embora muitas vezes eficaz, material de PDV desse tipo é uma oportunidade perdida para construir e reforçar sua identidade visual. Se as cores da sua logomarca não incluem amarelo e vermelho, por exemplo, você poderia usar templates personalizados com as cores do seu “time”.
Cartazes de oferta são um dos elementos de sinalização mais importantes do PDV e, portanto, devem ser encarados como uma ferramenta na construção de uma identidade forte e consistente.
Como aprimorar a identidade na comunicação visual do meu varejo?
Eis algumas dicas para fortalecer a identidade de marca com o seu material de PDV:
- seja consistente. Use a mesma logomarca, tipografia e cores nos exatos tons em todas as suas peças de comunicação. Crie um manual de marca para garantir que tudo evocará a mesma identidade;
- seja coerente. A comunicação deve seguir o mesmo tom. Se o seu varejo é concentrado em preço baixo, tudo deve refletir essa estratégia. Se a marca é mais engraçada e despojada, ou se é sóbria e séria, então todos os cartazes, panfletos, displays etc. devem acompanhar essa orientação;
- conheça seu público. Sua marca deve refletir os interesses e aspirações do público. Uma loja de conveniência em um bairro chique, por exemplo, pede uma comunicação diferente de um atacarejo.
A comunicação visual no material de PDV é um dos elementos mais relevantes para o sucesso de um varejo. Ao ajudar a construir uma marca e contar uma história, ela define o relacionamento que os clientes terão com as lojas e produtos.
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(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM