Ao realizarem suas compras, a maioria dos clientes sequer imagina o quão trabalhoso é manter o controle de estoque de supermercado. Para que cada mercadoria seja devidamente alocada nas prateleiras e esteja disponível para o consumidor, é necessário que diversas etapas de um planejamento consistente sejam cumpridas.

Gerenciar o tempo de vida útil dos itens, manter uma boa relação comercial com os fornecedores e alinhar o fluxo de mercadorias às demandas do estabelecimento, são apenas alguns dos processos que devem compor uma boa gestão de inventário.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com seis dicas imperdíveis para fazer o controle de estoque do supermercado. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

1. Tenha controle sobre o inventário

Toda empresa varejista precisa lidar com dois problemas específicos pertinentes ao gerenciamento do estoque: o excesso ou a falta de produtos no inventário. A falta de equilíbrio entre esses dois pontos gera o mesmo resultado: prejuízo ao supermercado.

Sem um registro do fluxo de mercadorias, não é possível conhecer as demandas do estabelecimento. Sem entender as necessidades de seus consumidores, a equipe de compras não tem parâmetros confiáveis para se basear na hora de repor o estoque.

Quando isso acontece, a empresa pode adquirir muito mais produtos de uma categoria com baixo índice de saída, resultando em estoque parado e, por consequência, mercadorias vencidas e capital desperdiçado.

A falta de itens em estoque também é prejudicial ao supermercado, pois faz com que a loja perca vendas, afetando sua lucratividade, além de gerar insatisfação nos clientes, fazendo-os procurar tal produto na concorrência.

2. Registre o fluxo de mercadorias

Para evitar estoque parado e falta de produtos, é fundamental controlar bem todas os processos realizados com os itens que compõem todo o inventário. Isso envolve desde o registro de entradas e saídas, passando por movimentações dentro do próprio estoque, até trocas e devoluções.

Vale mencionar, ainda que, para evitar alguns furos, é preciso ir além de apenas acompanhar o seu movimento (entradas e saídas), já que toda devolução, antes, gerou um registro de saída.

Caso o motivo pelo qual o produto foi devolvido não for especificado no sistema de gestão, dificilmente será possível calcular a margem de devolução por item e tão logo saber como o controle de estoque de supermercado pode ser melhorado.

3. Negocie com fornecedores

Antes de fechar negócio com as empresas que abastecerão os estoques da unidade, é imprescindível conhecer a reputação de cada opção disponível. Afinal, se o estabelecimento não puder contar com seus fornecedores, o afetado diretamente será o cliente final, e isso pode levá-lo prontamente à concorrência.

Partindo do pressuposto que você encontrou fornecedores confiáveis, o próximo passo é negociar prazos de entrega e preços. Certifique-se de que seus parceiros farão a reposição de mercadorias conforme o combinado, sem atrasos. Se possível, barganhe por preços e condições de pagamento mais flexíveis, de acordo com o volume de mercadorias adquiridas.

Lembre-se de que a relação entre um supermercado e seus fornecedores deve ser saudável e lucrativa para ambas as partes, já que ela durará por muito tempo.

4. Utilize um bom sistema de gestão de estoques

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das empresas modernas e isso não é um mero capricho ou tendência passageira. O fato é que um bom software de gestão pode trazer benefícios como:

  • minimizar a possibilidade falhas humanas;
  • agilizar processos logísticos;
  • otimizar o controle do estoque;
  • registrar cada movimentação de mercadoria;
  • gerar relatórios precisos sobre a operação, dando suporte à tomada de decisões;
  • controlar demandas e a projetar cenários futuros, com base nos resultados do estabelecimento.

Entre outras vantagens que tornam o controle de estoque do supermercado muito mais eficiente, garantindo uma ótima posição competitiva em seu segmento de atuação.

Hoje em dia, existe uma grande variedade de softwares para a gestão de estoques, sendo compostos por recursos que atendem especificamente às necessidades de empresas do setor varejista. Escolha um que se adapte melhor ao modelo de negócios do seu estabelecimento.

5. Gerencie o prazo de validade dos produtos

Uma das tarefas que mais exige cuidado na hora de fazer o controle de estoque do supermercado, é o gerenciamento dos prazos de validade dos produtos, já que grande parte do inventário desse tipo de estabelecimento é composta por mercadorias perecíveis, como alimentos e produtos de limpeza, por exemplo.

Para evitar o risco de vender itens vencidos e causar sérias complicações para sua empresa, é fundamental contar com uma ferramenta que notifique automaticamente o departamento responsável pelas reposições a respeito sobre as datas de validade dos produtos.

Lembrando que é possível criar promoções para liquidar produtos próximos ao vencimento, este é um meio de evitar o desperdício do capital investido em sua aquisição. Além disso, esse tipo de estratégia ajuda a promover as compras devido ao bom preço e, consequentemente, a fidelizar os clientes.

6. Faça controles periódicos

Também conhecido pelo termo “balanço de mercadorias”, o controle periódico é o conjunto de ações realizadas de tempos em tempos. Em geral, esse controle é feito a cada bimestre, pois ajuda a equipe de gestores a visualizar um panorama amplo sobre a composição do estoque.

Outro aspecto importante sobre os controles periódicos é que, por meio deles, é possível ter mais compreensão a respeito das causas de problemas que ocorrem na seção de armazenamento de mercadorias, como avarias, furos e obsolescência, por exemplo.

Sendo assim, o ideal é realizar esses processos em ciclos, já que desse modo é possível realizar o controle em proporções menores — por categoria de produto, por exemplo — e em subetapas, para chegar a soluções muito mais eficientes e garantir agilidade à reposição de estoque.

Como você pôde conferir neste artigo, quando o controle de estoque de supermercado é realizado com base em um bom planejamento, considerando as particularidades de cada produto e a demanda da loja, é possível reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade, já que a empresa não correrá o risco de ter produtos parados ou em falta no inventário.

Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como fazer o controle de estoque do supermercado, não deixe de conferir também o nosso conteúdo sobre os cinco fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor!

(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM