O Grupo Casino, controlador do GPA no país, divulgou nesta manhã seus resultados financeiros anuais referentes ao período completo de 2018. De acordo com as informações, o Brasil apresentou um crescimento de 11%. A aceleração do modelo Cash & Carry (atacarejo), representado no país pela bandeira Assaí, e a revitalização de alguns formatos foram os principais responsáveis por alavancar a performance da companhia na América Latina.
Segundo Jean-Charles Naouri, Chairman e CEO do Casino, “2018 marca a conclusão bem-sucedida do plano de transformação do Grupo, lançado há quatro anos”.
O GPA, no Brasil, e o Éxito, na Colômbia, reforçaram suas estratégias omni-channel e deram continuidade à transformação digital, atendendo aos objetivos do grupo. No Brasil, a bandeira Assaí registrou um crescimento de 24%, o que representa o sexto ano consecutivo de crescimento acima de 20%, com um total de 144 lojas em sua rede. Já o Multivarejo (controlador das redes Extra e Pão de Açúcar) reformulou os supermercados Extra, sob os novos conceitos Mercado Extra e Compre Bem, e registrou crescimento em vendas de 4%, apoiado pelo novo momento dos hipermercados.
O lucro operacional das operações de varejo alimentício na América Latina foi de 644 milhões de euros, uma variação anual de 7,1% em base orgânica e recuo de 9,7%, se considerado o impacto negativo dos efeitos cambiais.
Globalmente, o Casino reportou lucro líquido de 318 milhões de euros (US$ 359 milhões) em 2018, um declínio de 9,4% se comparado ao ganho de 351 milhões de euros no ano anterior. A queda foi atribuída a impostos mais altos. As vendas líquidas recuaram 2,4% em 2018, totalizando 36,6 bilhões de euros, principalmente levando em conta o impacto negativo do efeito cambial.
“O grupo está totalmente comprometido com sua trajetória de melhoria contínua na lucratividade. Nossa estrutura de capital foi fortalecida com redução significativa da dívida e estamos planejando uma redução adicional neste ano. Nosso modelo de negócios está agora bem posicionado para as profundas mudanças que estão ocorrendo no setor de varejo. Nossa liderança estratégica será aprimorada ainda mais em 2019-2021, com foco maior em formatos lucrativos, desenvolvimento acelerado de nosso programa de digitalização e oferta do e-commerce, além da expansão de novos negócios que se beneficiam dos ativos e da expertise do Grupo”, diz Naouri.
Para 2019, as perspectivas para a América Latina são de um aumento de mais de 30 pontos-base na margem EBITDA no Brasil e uma melhora na margem EBITDA na Colômbia.
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