O setor de shopping centers espera faturar 8% a mais no período da Black Friday neste ano em comparação com 2017. A estimativa é da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Segundo a Associação, os empreendimentos também vão oferecer outras vantagens aos clientes, como horários de operação diferenciados e estacionamento cortesia.

Os segmentos que devem vender mais nos shoppings são: telefonia, artigos de informática e vestuário. O ticket médio dos consumidores deve ser de R$ 300.

A Abrasce atribui o otimismo do setor a operações multicanais lançadas recentemente por algumas empresas, como plataformas de marketplaces e sistemas de delivery. “Hoje, o consumidor pode comprar no site do shopping e retirar na loja, ou escolher online e receber os produtos em casa. Essas novidades reforçam a nossa expectativa de fechar 2018 com crescimento entre 5,5% e 6%”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Contratações

Segundo a pesquisa, os shoppings brasileiros têm expectativa de crescimento de 5% nas contratações de temporários em comparação com o ano passado. Os segmentos de vestuário e calçados são os que disponibilizarão maior número de vagas, respectivamente.

(Por NoVarejo – Leonardo Guimarães) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Black Friday, Shopping Center