Antes de investir em uma franquia, é preciso conhecer profundamente a operação da franqueadora. Isso inclui não apenas os números, mas também se a rede está preparada para as mudanças que afetarão seu setor nos próximos anos. Por isso, elencamos abaixo as 25 melhores redes de franquia do Brasil para o ano de 2018 nesse quesito.

O estudo foi elaborado pelo Grupo Bittencourt. A consultoria em franchising reuniu, por meio de um questionário estruturado online realizado no período de 14 de junho a 18 de julho de 2018, dados de 190 empresas franqueadoras brasileiras. Elas responderam questões diversas sobre a forma que conduzem seus negócios e como estão utilizando novas tecnologias, além da postura frente às diversas mudanças de cenário que tem enfrentado nos últimos anos.

Com base nisso, o Grupo Bittencourt elaborou um ranking das franqueadoras que possuem a “cultura do crescimento exponencial”, tema escolhido para 2018. Os setores mais representativos no estudo foram alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar e moda. Quanto à atuação no sistema de franquias, a maioria (55%) tem até dez anos de operação de franchising.

A premiação é realizada desde 2013 e destaca não apenas o desempenho financeiro das redes, mas sim melhoras práticas no setor de franquias – que podem inspirar outras empresas que queiram evoluir no sistema de franchising.

Lista completa em Exame
varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, franquias