Apesar de toda a evolução das mídias digitais e da forte presença das tecnologias publicitárias no meio empresarial, é evidente que os cartazes de promoção ainda permanecem eficientes nos setores varejista e atacadista, não é verdade?
O fato é que os cartazes são ótimas ferramentas de comunicação entre a empresa e o cliente, estimulando o consumo por meio da transmissão de uma mensagem de maneira simples e objetiva. Não é por coincidência que, mesmo com tantas alternativas modernas, a mídia impressa ainda compete com a digital. Afinal, existem muitos benefícios em utilizar esse tipo de estratégia.
Neste post, mostramos como os cartazes de promoção podem ajudar a empresa a vender mais, aumentando a visibilidade dos seus produtos ou serviços. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para conferir!
O que são cartazes de promoção?
A definição literal sobre um cartaz de promoção é que ele consiste, geralmente, em um suporte de papel fixado de maneira que fique visível em lugares públicos, com a finalidade de divulgar um determinado produto, serviço ou até mesmo conceito ideológico.
Os cartazes promocionais transmitem informações de modo visual, o que está diretamente ligado ao fato de que eles também servem como uma maneira de agregar valor estético às ações publicitárias. Ou seja, ajudam a fixar a identidade visual do negócio na mentalidade do consumidor.
Todos sabemos que os cartazes têm um peso cultural e histórico ao redor do mundo, já que foram uma das primeiras mídias de divulgação criadas. Contudo, eles evoluíram com o decorrer do tempo e hoje são considerados uma das ferramentas de publicidade mais relevantes do varejo e do atacado.
Como os cartazes de promoção ajudam a vender?
Como citamos na introdução deste post, os cartazes de promoção proporcionam uma infinidade de benefícios, fazendo com que a empresa se comunique de maneira assertiva com o público e venda muito mais.
A seguir, mostraremos quais são essas vantagens e por que elas fazem com que a empresa aumente as vendas ao utilizar uma estratégia promocional com cartazes no ponto de venda.
Aumentam a visibilidade das ofertas
Sem dúvida, um dos maiores benefícios em utilizar os cartazes de promoção no varejo é o fato de que essa estratégia, quando aplicada corretamente, aumenta a visibilidade do produto pelo ponto de vista do cliente.
A intenção de toda campanha promocional é vender mais, correto? Sendo assim, podemos afirmar que a superexposição das ofertas é garantida, gerando um aumento significativo nas vendas, principalmente em relação a empresas que não utilizam essas peças publicitárias.
Quando se investe em estratégias de divulgação que não fazem com que o consumidor fique ciente, o comerciante sempre acaba sofrendo prejuízos, sem mencionar o desperdício de tempo e trabalho em vão.
Portanto, o aumento da visibilidade gerada por cartazes promocionais bem desenvolvidos e posicionados de maneira estratégica pode fazer diferenças significativas nos resultados das vendas.
Ajudam a vender mais
Falando em vender mais, esta é com certeza a maior vantagem de implementar o uso de cartazes de promoção no estabelecimento. Se essa tática não fosse realmente rentável e gerasse um grande potencial de retorno, não continuaria sendo amplamente utilizada no varejo e no atacado até os dias atuais, concorda?
Uma boa estratégia com cartazes deve ser iniciada no ato da concepção das campanhas, passando pelo envolvimento dos departamentos de compras e na precificação dos produtos, para que as melhores negociações sejam obtidas.
Ou seja, enquanto os setores logísticos abastecem o ponto de venda com os produtos, o departamento de marketing e visual merchandising faz um planejamento consistente para providenciar todo material necessário para otimizar a divulgação das campanhas.
Por isso, os cartazes de promoção assumem um importante papel na busca pela atenção do público-alvo do negócio. Lembrando que um bom cartaz deve ser simples, gramaticalmente correto, objetivo e, acima de tudo, chamativo.
Consolidam a identidade visual do negócio
Para concluirmos, é importante mencionar que a boa reputação de uma empresa, independentemente do seu porte ou setor de atuação, está diretamente ligada à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor.
No entanto, a credibilidade da marca não se restringe apenas ao que ela vende no mercado, mas também à forma como se relaciona com o público e, principalmente, ao modo como organiza e realiza as suas ações promocionais.
Estamos nos referindo à identidade visual da empresa, pois ela transmite ao cliente conceitos determinantes para a percepção de valor da marca e, por consequência, para a sua tomada de decisão de compra.
Sendo assim, podemos afirmar que uma identidade visual eficiente colabora com a associação da marca à qualidade do produto que ela comercializa. Uma estratégia de uso de cartazes de promoção ajuda a promover essa identidade com eficiência e agilidade.
Em outras palavras, cada cliente potencial que passa pelo ponto de venda pode perceber a qualidade e o profissionalismo da empresa apenas avistando os cartazes em questão.
Quais são os diferentes modelos de cartazes de promoção?
Existem diversos tipos de cartazes de promoção, que são utilizados para as mais variadas finalidades do mercado. Ou seja, não se restringem apenas a uma peça publicitária focada no setor do varejo ou atacado (apesar de serem ótimas ferramentas para o segmento).
Com uma vasta variedade de modelos, esse tipo de material pode vir em tamanhos, formatos, tipos de linguagem e abordagens diferentes de acordo com o seu objetivo e o público-alvo.
Alguns dos modelos de cartazes que você pode encontrar nos pontos de venda de estabelecimentos varejistas ou atacadistas, são:
- cartazes de gôndola;
- cartazes de ponta de gôndola;
- cartazes para ilha de produtos;
- stopper;
- cartazes de estacionamento ou entrada de loja.
Caso você tenha interesse em conhecer detalhadamente os diferentes modelos de cartazes de promoção, não deixe de acessar o nosso post que aborda o assunto de forma minuciosa.
Como você pôde conferir neste artigo, os cartazes de promoção são mídias de publicidade que se reinventam com o decorrer dos anos, mas permanecem com uma forte presença no meio comercial, competindo com alternativas digitais sem perder seu espaço.
E você? Deseja implementar uma estratégia com cartazes de promoção para aumentar a visibilidade de suas ofertas? Quer entender melhor como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para saber mais!
(Por Pricefy) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Pricefy, Vender, Cartaz, Promoção