Segundo fontes do setor, a rede Ricoy – fundada em 1994 e atualmente com 74 lojas, sendo 52 localizadas na capital paulista, uma no litoral e 22 no interior do Estado – está negociando a venda de suas lojas para o ex-dono do Assaí, Rodolfo Nagai. O empresário vendeu a bandeira de atacarejo Assaí ao Grupo Pão de Açúcar em 2007 e, mesmo depois da negociação, continuou atuando por um tempo dentro da empresa comandada por Abilio Diniz. Atualmente, Nagai não faz mais parte do Grupo.
O motivo da venda do Ricoy Supermercados ainda é desconhecido, mas, de acordo com a fonte deSupermercado Moderno, em breve a venda será oficializada e todas as informações sobre o assunto serão divulgadas para o setor. Procurado pela reportagem de SM, Rodolfo Nagai não foi encontrado na empresa de latícinios Vencedor, da qual também é sócio, por estar viajando.
O foco da rede Ricoy está no atendimento às classes C, D e E, atuando no formato de lojas de vizinhança. Em São Paulo, 44 filiais possuem a marca Ricoy, cinco têm a bandeira “A Mais” e três “Peri”. Já a unidade do litoral tem a marca Ricoy. No interior de São Paulo, cinco unidades localizadas em Itapetininga levam o nome Pão de Mel e as demais atuam com a bandeira Ricoy, sendo uma loja em Itu, duas em Sertãozinho, três em Franca, três em Ribeirão Preto, duas em Catanduva, uma em Ibitinga, uma em Itápolis, uma em Taquaritinga, uma em Pitangueiras, uma em Araraquara e uma em Barretos.
(Por Supermercado Moderno) varejo, Núcleo de Estudos do Varejo