O eBay mapeou o mercado brasileiro para entender exatamente a parte das vendas on-line sobre as quais não tem domínio dos dados. Para isso, a empresa americana focou especialmente em vendedores on-line que não fazem parte dos seus marketplaces. A principal descoberta é que, 25% das vendas do e-commerce brasileiro são para o exterior.

Portanto, três quartos das vendas via internet no País ainda são para o mercado interno. “Esta pesquisa ajuda a entender melhor as necessidades, desafios e oportunidades que os vendedores brasileiros têm, mas também mostra que há uma grande margem de crescimento e competitividade, especialmente no comércio internacional”, diz Xavier Aguirre, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Exportações da eBay Latin America.

Perfil dos exportadores

Segundo o estudo, o perfil dos brasileiros donos de e-commerce que vendem para o exterior engloba, em especial, homens entre 18 e 35 anos, com renda acima da média brasileira. O tempo médio que esses e-commerces têm de operação é de 2,5 anos. A maioria encontrou no mercado externo a possibilidade de aumentar os ganhos que já tinham no País.

Os vendedores on-line têm como preferência na hora de escolher o marketplace no qual vão atuar a usabilidade do site (se ele possui uma navegação tranquila). Em seguida estão os benefícios dados pelo marketplace relacionados a entregas e taxas.

A produção dos exportadores é quase sempre terceirizada. Segundo o eBay, apenas três em cada dez vendedores desse tipo produzem aquilo que vendem. Entre esses que produzem o que vendem, a maioria é de mulheres.

Rendimentos

Os rendimentos desses vendedores que exportam mostraram-se maior que a média dos sellers nacionais. As receitas anuais na faixa de 10 mil a 50 mil dólares são geradas principalmente pelas vendas ao exterior. As horas dedicadas ao comércio também são maiores entre os exportadores. Os vendedores internacionais trabalham entre seis e sete dias por semana, enquanto os que vendem apenas para o mercado interno trabalham de um a três dias.

(Por NoVarejo – Raphael Coraccini) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, eBay, E-commerce