Um projeto que mudou o paradigma da comunicação de preços e ofertas no PDV é uma das armas da rede paulista Enxuto para aumentar sua eficiência e resultados. A empresa adotou a plataforma Pricefy (www.pricefy.com.br) e automatizou seu processo de comunicação de preços e ofertas no PDV. Além do ganho de eficiência, o processo passou a contar com um conjunto de dados de gestão que permite acompanhar a execução e avaliar a eficiência das campanhas no PDV e agir proativamente, evitando prejuízos e quebras de promoções. “Antes de usarmos a plataforma, para verificar se um cartaz estava pronto e aplicado no PDV eu, ou alguém da minha equipe tínhamos que nos dirigir pessoalmente à loja. Em se tratando de uma rede distribuída em vários municípios, esse trabalho se tornava hercúleo e quando não era possível fazer essa verificação, a rede corria o risco de perder vendas pela falta de cartazes no PDV”, afirma Marcio Sandolin, Gerente de Marketing da Rede Enxuto. “Hoje eu acesso a plataforma, que é hospedada na nuvem, verifico o status real de impressão dos cartazes e consigo agir antecipadamente, evitando prejuízos”, continua Sandolin.

Antes de adotar a plataforma a empresa trabalhava parte com especialistas que confeccionavam os cartazes e parte com uma solução interna que exigia grande esforço e dedicação da equipe de TI. Com a adoção do software, a empresa redistribuiu seus recursos para serem aplicados de forma mais estratégica.

Para encher os olhos – Exposição caprichada estimula a vontade de consumo

Um ponto importante para a Rede Enxuto era a padronização em sua comunicação. A Rede Enxuto promoveu uma grande transformação no layout de suas lojas, para transmitir mais modernidade e um ambiente agradável, focado em proporcionar a melhor experiência de compra da região. Para isso foi feito um grande investimento em várias frentes, desde a reforma de lojas até o desenvolvimento de fornecedores em áreas estratégicas como FLV, Padaria e Açougue, que oferecessem produtos e técnicas de exposição que enchessem os olhos dos clientes. “Com essa transformação na loja, uma comunicação manual não fazia mais sentido para nosso posicionamento”, afirma Sandolin.

Para atrair o consumidor dentro das lojas, o Enxuto buscou modelos no exterior. Entre as redes que inspiraram o trabalho, está a espanhola Mercadona. Foram adquiridos mobiliários novos que facilitassem a visualização dos produtos e a comunicação dos atendentes. “Reformulamos toda a comunicação visual, criando um tipo de letra próprio que foi transferido para o Pricefy garantindo nossa identidade” explica Sandolin. As lojas adotaram mais fotos e frases em sua decoração que também ajudam a localizar o consumidor e estimulam a compra.

Eficiência – Agilidade no processo ajuda a garantir as vendas

“No processo manual levávamos mais de um dia em cada loja para completar o processo de produção dos cartazes e aplicação no PDV e hoje esse processo tem levado não mais que duas horas”, relata Sandolin. “Dessa forma demos vazão a uma demanda reprimida que havia na rede de preços e ofertas que não ficavam claramente identificados no PDV, dificultando o consumidor de localizar os produtos anunciados dentro da loja”, conclui.

A rede implementou Pricefy em todas as suas lojas e contribui ativamente para seu aprimoramento, já que é oferecida no modelo SaaS e suas melhorias são disponibilizadas a todos os usuários. “A Rede Enxuto é hard user da plataforma e como tal está sempre à frente sugerindo melhorias e novas funcionalidades, assim evoluímos continuamente nossa tecnologia para facilitar a rotina do varejista”, afirma Fernando Lauria, CEO da Pricefy.

Sobre a Rede Enxuto

A Rede Enxuto fica no interior paulista com 6 lojas e faturamento anual acima de R$500 milhões. Seu diferencial é o atendimento diferenciado, amplo mix e inovação. Possui grande envolvimento com a comunidade e clientes, seja por meio de apoio a projetos, redes sociais e pelo seu CRM ativo.

Sobre Pricefy

Pricefy é uma plataforma que gerencia a comunicação das ofertas no PDV, através de geração de etiquetas, cartazes e sinalização digital, provendo indicadores destes processos e garantindo que as estratégias comerciais e de marketing dos varejistas sejam refletidas de maneira muito mais eficiente em suas lojas. Entre seus principais clientes estão as redes Carrefour, Extra, Pão de Açucar, Leroy Merlin e Walmart.

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