Com orçamento apertado e o fantasma do desemprego, que segue em patamares muito altos, o consumidor tem se empenhado na busca por itens com descontos atrativos. Mesmo que esses produtos estejam com o prazo de validade perto de expirar. O movimento fez surgir um nicho de lojas especializadas em mercadorias próximas ao vencimento. Esses mercados, chamados popularmente de “vencidinhos”, chegam a vender produtos pela metade do preço normal. E, conforme o dia passa – e a validade vai ficando mais próxima – os valores tendem a cair ainda mais.

Um exemplo é o Mercado Vanessa, no Jardim Santo Elias, zona oeste de São Paulo. “Aqui é uma bolsa de valores: de manhã o preço é um e, à tarde, outro”, conta Dayana Ferraz Primarano, que administra uma das três lojas da família voltadas para esse nicho de produtos.  “Cheguei a comprar leite a dois dias de expirar a validade e vendi o litro a R$ 1”, lembra.

Lojas com esse foco costumam ficar em bairros fora de grande influência das grandes redes do setor supermercadista. Os itens mais comuns nesses mercados são alimentos refrigerados e congelados das marcas líderes, a exemplo de iogurtes, salsicha, pratos prontos e mortadela. Com sorte, o cliente consegue garimpar até 300 gramas de queijo brie a R$ 2,50. A grande maioria do produtos vendidos é encalhe das indústrias, resultado de volume de produção otimista demais ou insucesso nas vendas de determinados itens.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Supermercado