O acordo do PayPal para comprar a iZettle, startup sueca de tecnologia financeira, por US$ 2,2 bilhões, permitirá que a empresa californiana se expanda para o negócio de terminais de pagamento de varejo nos mercados internacionais. A operação é maior aquisição já realizada pelo provedor de pagamentos online dos Estados Unidos.

A iZettle, sediada em Estocolmo, que tinha planos avançados de abrir capital, oferece às pequenas empresas um leitor de cartão de crédito em miniatura que transforma smartphones ou tablets em registradores de pagamento.

A empresa está presente em 12 países da Europa e América Latina, incluindo o Brasil, e oferece outros serviços para gerenciar pequenos negócios.

Ao unir forças com o PayPal, que opera em 200 países, a iZettle poderá acelerar sua expansão, inclusive para os Estados Unidos, disseram as empresas.

O PayPal vem se expandindo agressivamente por meio de aquisições e parcerias com grandes bancos e empresas de tecnologia, incluindo o Bank of America, o JPMorgan, a Apple e o Facebook.

O presidente-executivo e co-fundador da iZettle, Jacob de Greer, e a equipe de gestão da empresa continuarão a liderar o negócio. Este ano, a empresa espera processar US$ 6 bilhões em pagamentos, gerando receita bruta de US$ 165 milhões.

(Por Eletrolar) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, PayPal