A intenção de consumo das famílias caiu 1,3% em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). É a primeira queda desde setembro de 2017.
O indicador, medido mensalmente, chegou aos 86,9 pontos numa escala de 0 (menor consumo) a 200. Valores menores que 100 indicam pessimismo dos entrevistados.
Houve redução da intenção de consumo tanto de consumidores que ganham mais de 10 salários mínimos (de 2%) como dos de renda inferior a esse patamar (de 1,1%). Na comparação anual, há alta de 11,7% no indicador.
“O consumidor está mais cauteloso. Ele entende que seu nível de vida têm melhorado, mas o ritmo é lento. Os juros na ponta e o desemprego ainda estão elevados”, diz Antonio Chaves Júnior, economista da entidade.
A previsão da CNC é de estabilidade no índice nos próximos meses.
(Por Eletroalr.com) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Família, Consumo