Um dos interesses do grupo chileno, que já movimenta US$ 12,2 bilhões em vendas anuais na América Latina, é adquirir novas lojas no País. De acordo com matéria publicada no Valor Econômica desta sexta-feira, 16/09, unidades fechadas do Carrefour, assim como cadeias inteiras de supermercados estão na mira do Cencosud. Existem ainda análises em aberto para a entrada da cadeia de material de construção do grupo no Brasil, a Easy.

O primeiro passo par a expansão foi dado por meio de algumas aquisições. A mais recente foi da rede baiana Cardoso Supermercados, com três lojas. Após dois anos de conversas a rede foi vendida para a Cencosud há um mês. Segundo uma fonte ouvida pelo Valor e que preferiu não se identificar, esse é um processo de expansão que pode transformar a operação brasileira na segunda maior do Cencosud a curto e médio prazo, ultrapassando a Argentina.

Com US$ 836 milhões faturados no Brasil no segundo trimestre, as vendas da rede no País cresceram 148,8% em relação ao mesmo intervalo de 2010, segundo relatório de resultados do grupo. A filial argentina vendeu pouco mais de R$ 1 bilhão no mesmo período, alta de 22,5% em relação a 2010. Com 736 lojas na América do Sul, o Brasil responde por 22% das vendas, era 12% um ano atrás.

Mercado de construção
A abertura de lojas da rede Easy pode estar definida para uma segunda etapa do crescimento do grupo no País. Estudos sobre o varejo da construção já foram feitos. O reultado mostrou pontos positivos e barreiras de entrada para o investimento, como o grau de informalidade desse negócio no Brasil, que tem caído, mas continua alto, diz um consultor que presta serviços para a rede.

Atacado
Discretamente, a Cencosud está investindo em sua bandeira de “atacarejo” no Brasil para concorrer com o Atacadão, do Carrefour, e atrair as classes C e D. A bandeira de atacarejo chama-se Mercantil Rodrigues. Foi comprada em novembro de 2007. Na época tinha uma loja apenas, em Salvador. Hoje são quatro, sendo que a última foi inaugurada em agosto. Era um ponto da rede Bretas, cadeia mineira adquirida em 2010, e acabou tornando-se uma loja de atacado.

Carrefour
Sobre o interesse pelo Carrefour, o grupo chileno tem acompanhado o fechamento de algumas lojas para verificar se há unidades (do tamanho de hipermercados) disponíveis no Nordeste e Sudeste. Os contatos entre as partes já teriam sido feitos. A rede ainda esteve sondando, para comprar, duas cadeias mineiras: Epa e Supermercados BH. Procurado pela equipe do Valor, o Cencosud preferiu não se manifestar sobre os planos no País.
(Por Valor Econômico)