Foi-se há muito tempo a época em que os consumidores brasileiros se limitavam a frequentar um único tipo de varejo. Segundo pesquisa divulgada ontem, 15/09, pela consultoria Kantar Wordpanel, esse passado está ainda mais distante. Segundo o levantamento, em 64% dos 8 mil lares consultados nos 12 meses anteriores a junho deste ano, as compras de alimentos, produtos de limpeza, de higiene pessoal e beleza são realizadas numa média de seis a nove canais diferentes. Outros 36% utilizam até cinco canais para abastecer seus lares.
O que tem ajudado a motivar essa busca por outros canais é a alta dos preços. Carlos Cotos, presidente da Kantar no Brasil, explica que o consumidor tem pesquisado cada vez mais e a tendência de usar vários pontos de venda é cada vez maior.
Ainda de acordo com a pesquisa, o tipo de loja mais procurado por esses consumidores são as de pequeno porte, ou seja, as lojas de vizinhança. Isso se deve principalmente à conveniência e ao serviço personalizado que elas oferecem.
Somente durante o primeiro trimestre deste ano, o pequeno varejo conquistou 2,4 milhões de domicílios adicionais, em relação ao mesmo período de 2010. No mesmo intervalo, subiu de 70% para 75% a parcela de lares que faz compras nesse tipo de loja.
Uma média de 35% desses consumidores usaram as lojas de vizinhança para fazer compras consideradas de reposição, com média de seis itens, e 42% recorreram a ele para compras consideradas de despensa, de 20 itens. Os hipermercados responderam por 8% das compras.
Outro canal que está crescendo na preferência dos brasileiros é o online. A pesquisa da Kantar revela que as lojas virtuais foram usadas por 17% dos domicílios no último ano, sendo que 35% deles atribuem essa opção aos preços mais competitivos.