Em janeiro deste ano foram registradas 161.09 tentativas de fraudes no Brasil, uma alta de 7,1% ante dezembro de 2017. Na comparação com janeiro do ano passado (161.355), o índice apresentou queda de 0,2%, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude.

O varejo teve participação de 6% no índice de fraudes em janeiro de 2018, enquanto o setor de Serviços teve a maior representatividade (37,2%). O segmento de bancos e financeiras teve expansão de 25,1%, enquanto telefonia registrou participação de 30,5% e os demais 1,2%.

Segundo o indicador, as principais tentativas de golpe são: compra de celulares com documentos falsos ou roubados; emissão de cartões de crédito; financiamento de eletrônicos; abertura de conta; compra de automóveis; abertura de empresas.

Para os economistas da Serasa Experian, os golpistas podem estar aproveitando o aquecimento do consumo ao crédito para agirem, visto que os momentos de maior fluxo de pessoas podem ser considerados como ambiente propício pelos fraudadores. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que buscou crédito em janeiro de 2018 aumentou 5,3%.

(Por Super Varejo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Fraude