A pesquisa Mobile Payment Journey, realizada pela Worldpay em parceria com a Opinium Research, aponta que os consumidores brasileiros que utilizam smartphone estão à frente da média mundial quando se trata de afinidade com os aplicativos móveis. Entre os entrevistados, 78% preferem comprar por meio de um aplicativo, ao invés dos navegadores para dispositivos móveis, quando as compras são feitas em seus smartphones. O número é acima da média global, de 71%. Os consumidores também estão buscando um serviço mais exclusivo e personalizado em seu celular, e muitos estão dispostos a pagar mais por sua compra, se for acompanhado por uma experiência de primeira classe, indicou a pesquisa.
O relatório global da Worldpay sobre o comportamento do consumidor no uso de dispositivos móveis entrevistou mais de 16 mil pessoas que compraram produtos no celular, nos últimos 3 meses, na Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, Coréia do Sul, EUA e Reino Unido. No Brasil, o estudo entrevistou 1.510 consumidores. O objetivo foi descobrir as mais recentes experiências, hábitos de consumo e revelar o segredo que faz um comprador em um smartphone pressionar o botão de concluir o pagamento.
A pesquisa descobriu que 53% dos brasileiros ficariam satisfeitos em pagar mais por um produto, serviço ou viagem se a experiência do usuário for melhor, 12 pontos percentuais acima da média global (41%). As recompensas para as marcas que acertam na experiência que proporcionam em seus aplicativos são enormes.
Entre as principais razões para os brasileiros escolherem aplicativos ao invés de navegadores estão benefícios como velocidade e simplicidade. No entanto, a confiança do consumidor brasileiro ainda precisa ser conquistada. Segurança é uma grande preocupação e uma das principais razões para o abandono de compra nos aplicativos móveis. A pesquisa indica que dois terços dos brasileiros (63%) se sentem confortáveis e felizes em fornecer dados biométricos, como impressões digitais ou o reconhecimento facial, se, além de adicionar uma camada a mais de segurança, tornasse o processo de pagamento mais rápido. Já 76% dos entrevistados afirmam que somente fazem download do aplicativo de marcas ou empresas que realmente confiam, número superior aos dados globais (71%).
Para Juan D’Antiochia, General Manager da Worldpay para a América Latina, o estudo confirma que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, ao mesmo tempo em que o mercado está mais maduro e seguro para oferecer opções de pagamento. “O brasileiro está gastando mais no comércio eletrônico. Isso é motivo de comemoração dos varejistas, mas ainda há demandas por parte dos consumidores que precisam ser atendidas. ”
D’Antiochia acredita que o comerciante que entregar a melhor experiência terá muito a ganhar, já que os consumidores estão comprando produtos de maior valor via aplicativos. Com o avanço das tecnologias haverá espaço para assistentes virtuais e serviços conectados, o que irá facilitar ainda mais a vida do consumidor. “As marcas que oferecerem a melhor experiência de pagamento móvel, de forma rápida e segura verão menos desistências nas compras, mais downloads dos aplicativos e, consequentemente, um maior volume de vendas dos seus produtos e serviços”, conclui Juan.
(Por Mercado&Consumo) varejo, núcleo de varejo, retail lab, ESPM, Smartphone, Aplicativo